22/03/2019 as 08:22

Reservatórios

Monitoramento das águas

Governo está observando a qualidade das águas de Sergipe

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Monitoramento das águasFoto: ASN/Divulgação

A água é um dos bens mais preciosos da humanidade, e entendendo isso, o Governo do Estado trabalha ativamente no monitoramento da qualidade e disponibilidade dos recursos hídricos em Sergipe. O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), com investimentos da Agência Nacional de Águas (ANA), faz as coletas e as análises dos parâmetros de qualidade da água em Sergipe, enviando esses resultados para a Superintendência de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, que é o órgão responsável pela avaliação dos dados e tomada de decisões referentes a este assunto.


Os serviços fazem parte do Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (QualiÁgua), iniciativa da ANA. No estado, a ação é resultado de um convênio assinado entre o ITPS e a então Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos (Semarh), cujas responsabilidades passaram para a Superintendência de Recursos Hídricos e de Meio Ambiente, coordenada pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurb). O objetivo central da parceria é o diagnóstico da qualidade da água e do regime de vazão em mananciais e reservatórios do estado.


Todo o território sergipano é alvo do monitoramento. As ações abrangem integralmente as bacias hidrográficas costeiras e do rio Japaratuba e parcialmente bacias dos rios São Francisco, Sergipe, Vaza Barris, Piauí e Real. Ao todo, quatro campanhas de coleta são realizadas anualmente, duas no verão e duas no inverno. São coletadas e analisadas 81 amostras de água, por campanha, em 63 rios, riachos e 18 reservatórios sergipanos.


De acordo com o presidente do ITPS, Kaká Andrade, os resultados gerados a partir das análises realizadas no Instituto, cujos laboratórios são acreditados pelo Inmetro e possuem reconhecimento internacional, permitem que o Governo disponibilize a sociedade informações sobre a situação real dos recursos hídricos.


“Essas análises oferecem um panorama da qualidade, disponibilidade e demanda de água, além de identificar possíveis fontes de poluição. Outro ponto importante é que essa parceria entre os órgãos traz dados que subsidiam o Governo do Estado acerca da gestão, planejamento do uso, e preservação dos recursos hídricos em Sergipe”, explica.


Para o superintendente especial de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Governo, Olivier Chagas, o grande objetivo deste monitoramento é saber da qualidade da água usada em Sergipe. “Isso porque são águas usadas na agricultura e no uso humano, por isso precisamos saber da sua pureza. Se for encontrado em algum ponto algo que esteja contaminado, precisamos agir rápido para cessar o problema”, completa.


Os maiores poluentes das águas são os esgotos sanitários e industriais, mas o Governo tem investido fortemente no tratamento de toda a rede de esgoto em Sergipe. “Na bacia do rio Sergipe, por exemplo, o Governo do Estado está investindo mais de 200 milhões através do programa Águas de Sergipe, para melhorar a qualidade hídrica do estado, tanto em quantidade, quanto em qualidade”, reforça o superintendente.