24/05/2019 as 09:07

Oportunidade

NAT e Seduc firmam parceria

De acordo com o gerente de qualificação profissional do NAT, Cláudio Viana, algumas diretrizes já ficaram definidas para a parceria.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

NAT e Seduc firmam parceria

A oferta de cursos e oficinas de qualificação profissional para o público jovem que busca inserção profissional no mercado motivou o Núcleo de Apoio ao Trabalho da Secretaria de Estado da Inclusão Social (NAT/Seit) a articular ação conjunta com a coordenadoria Especial da Juventude da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc). A parceria entre as duas pastas também tem o objetivo de mobilizar empresas do estado para ampliar a oferta de vagas, visando intensificar o trabalho de intermediação de mão-de-obra realizado pelo NAT.

De acordo com o gerente de qualificação profissional do NAT, Cláudio Viana, algumas diretrizes já ficaram definidas para a parceria. “Inicialmente, ficou definido que iremos montar um cronograma de cursos, envolvendo a parte de informática, cursos de línguas e de manutenção de computadores. Esse seria só o primeiro momento do projeto. No segundo, queremos ampliar essa grade de oferta de cursos, para que possamos atender ainda mais o público jovem, nossos futuros trabalhadores”, pontuou.


O coordenador da juventude da Seduc, Fredson Santana, falou sobre os planos futuros do projeto. “Temos o objetivo de abrir cursos de qualificação para os usuários do NAT, com orientações e palestras para que o jovem possa melhorar seu currículo. Portanto, a superintendência da Seduc passará um cronograma para que possamos ofertar esses serviços e um calendário com essas visitas nas empresas”.


A gerente de intermediação de mão-de-obra do NAT, Éricka Menezes, comentou sobre a importância da parceria. “Ela vai ser grande relevância para o serviço de intermediação de mão de obra, pois trará mais oportunidades de trabalho, a partir do aperfeiçoamento do público que nós atendemos”, destacou. O serviço prestado pelo NAT se destina, principalmente, à inserção de pessoas no mercado de trabalho, intermediando a relação entre empresas que disponibilizam vagas e os candidatos, que são encaminhados para seleções de emprego.


O NAT também oferece outros serviços, como a emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), intermediação de mão-de-obra, Seguro Desemprego, e cadastro do Sistema Nacional de Emprego (Sine). O ponto de atendimento mais procurado é o NAT Matriz, localizado na Rua Santa Luzia, nº 680, bairro São José (anexo à Seit). No local, o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, de 7h às 13h.