08/10/2019 as 10:27

DESRESPEITO

Avançar a faixa de pedestre pode custar caro

De janeiro a outubro de 2019, foram emitidas 1.075 autuações a condutores que pararam em cima da faixa de pedestre ou deixaram de dar passagem a pedestres

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Você respeita a faixa de pedestre? Em algumas cidades do país, é só o pedestre se aproximar da faixa que os condutores param o veículo dando passagem a quem deseja atravessar a rua. Aqui em Aracaju, apesar das campanhas de conscientização, os condutores ainda resistem em respeitar a lei e parar na faixa. De acordo com a assessoria de comunicação da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) somente de janeiro a outubro de 2019, foram emitidas 1.075 autuações a condutores que pararam em cima da faixa de pedestre ou deixaram de dar passagem a pedestres. 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é obrigação do condutor do veículo dar preferência de passagem à pessoa que se encontra na faixa de segurança. Inclusive, o pedestre tem preferência mesmo que o sinal de semáforo tenha aberto para os carros. Em locais que não há sinalização semafórica, a prioridade também é do pedestre. Logo, cabe ao condutor o bom senso e a sensibilidade de parar na faixa adequadamente. 

A aposentada Maria Teresa mora próximo a um supermercado no bairro Inácio Barbosa, devido à proximidade ela faz a maioria de suas compras a pé e utiliza a faixa de pedestre para atravessar a avenida Presidente Tancredo Neves com segurança. "Aqui já melhorou muito, alguns são educados e conscientes e param, que é um direito de toda pessoa, outros não. Fico sempre atenta e sempre atravesso com segurança", comentou ela.

Assustar ou apressar um pedestre durante uma travessia já iniciada de forma intencional, independente do semáforo, acelerando ou avançando com o carro em sua direção é uma infração gravíssima prevista no Artigo 170 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O motorista que for pego ameaçando pedestres que estejam atravessando a via será autuado com infração gravíssima. A multa é de R$293,47, e é feito o recolhimento do documento de habilitação. Isso significa que o motorista vai ter seu direito de dirigir Suspenso e deverá passar pelo curso de Reciclagem de Condutores, conforme previsto do artigo 261 do CTB.

O diretor de trânsito da SMTT, Thiago Alcântra alerta para outro problema; estacionar na faixa de pedestre deixando de dar preferência aos pedestres. "Realizamos ações todas as semanas sobre a preferência aos pedetres, um dos pontos mais críticos na capital são as faixas próximas ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Nossas ações educativas tem o objetivo de conscientizar os condutores de dar preferência aos pedestres", comentou o diretor.

Além de gerar infrações penais, a negligência da faixa de segurança por parte dos motoristas evidencia a ausência de educação e sensibilidade com o próximo. É importante ressaltar que a sinalização é uma medida para evitar acidentes de trânsito e mortes de pedestres e condutores.

O agente de trânsito Filipe Andrade se depara com essa falta de sensibilidade de alguns condutores quase que diariamente. "Existem algumas faixas de pedestres em que os condutores ao longo dos anos aprenderam a respeitar mais devido a campanhas que a SMTT realizanos horários de pico, já outras os condutores simplesmente ignoram. Acho que se a fiscalização for intensificada as pessoas passariam a respeitar mais. Todos somos pedestres, falta um pouco de empatia no trânsito. O trânsito não pode privilegiar apenas os veículos como meio de locomoção, por isso que existem as faixas para os pedestres", disse ele.


| Foto: André Moreira.