16/05/2022 as 08:47

TRÂNSITO

Veículos demais nas ruas ocasionam acidentes

Frota de Aracaju é de 334.957 veículos; em 4 meses, houve 1.037 ocorrências

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Veículos demais nas ruas ocasionam acidentes

A quantidade de veículos passou a dominar a paisagem urbana, em diversas capitais do país. As ruas foram alargadas em muitas cidades para acomodar mais automóveis, e com eles vieram muitos problemas, desde a poluição do ar, engarrafamentos até os acidentes de trânsito. Somente em Aracaju, 5.064 veículos estão com o licenciamento quitado, o que representa apenas 1,5% dos veículos circulando, de uma frota de 334.957. De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito em Sergipe (Detran), por ano de fabricação temos hoje 871.214 veículos em todo o Estado de Sergipe.

Em Aracaju, 230.585 veículos estão para licenciar, representando 71,24%, e inadimplentes 125.521, representando 38,78% dos veículos. Trânsito, estresse, tempo perdido, acidentes. Essas palavras que estão no topo da lista de problemas enfrentados pelos sergipanos no dia a dia no trânsito. De acordo com dados da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de janeiro a abril de 2022 foram registrados 1.037 (dados parciais) deste com 11 óbitos, sendo 8 motociclistas.

Ainda de acordo com a SMTT, os horários com maior incidência de acidentes foi das 6h às 12h com 412 registros, e os locais com maiores registros foram nas Avenida Tancredo Neves, Beira Mar e Avenida José Carlos Silva, respectivamente. Para conscientizar a população e os motoristas a SMTT intensifica as ações. Desde o último dia 2 acontece o Maio Amarelo, movimento formado por órgãos do poder público e pela sociedade civil com o objetivo de chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Na capital, de acordo com dados da SMTT, em 2020, foram registradas 40 mortes no trânsito e, destas, 21 eram motociclistas (52,50%). Em 2021, das 47 vítimas fatais no trânsito, 18 foram condutores de motocicletas (32,29%).

Este ano, até meados de abril, foram contabilizados nove óbitos por acidente de trânsito em Aracaju, sendo seis mortes de motociclistas. Ou seja, mais de 66% dos óbitos foram de condutores de veículos de duas rodas. No total, este ano, segundo dados parciais da SMTT, foram registrados 829 acidentes de trânsito na capital. “Este ano, as ações do Maio Amarelo serão focadas nos motociclistas, público mais vulnerável no trânsito e que mais se envolve em acidente fatal. Durante todo o mês de maio, levaremos mensagens de conscientização e chamando a atenção da população em especial, os motociclistas. Com educação e respeito às leis e sinalizações, é possível fazer um trânsito mais seguro”, reforça o superintendente da SMTT, Renato Telles