31/07/2025 as 09:28
NO NORDESTEEntre 2023 e 2024, incidência dos crimes caiu 24%; taxa por 100 mil veículos teve queda de 28,2%.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Como resultado da intensificação do trabalho preventivo e repressivo de combate aos crimes patrimoniais, Sergipe registrou diminuição de 24,1% nos roubos e furtos de veículos no comparativo entre 2023 e 2024. No período, a taxa por 100 mil veículos caiu 28,2%. Os dados reunidos pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e divulgados na última quinta-feira (24), no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, apontam ainda que Sergipe foi o estado que mais reduziu a taxa por 100 mil veículos, em ambos os crimes, no Nordeste.
De acordo com o levantamento do FBSP, em 2023, Sergipe registrou 1.709 roubos e furtos de veículos. Já no ano seguinte, o estado contabilizou 1.296 ocorrências. Os números demonstram a redução de 24%. Já no recorte da taxa de roubos e furtos por 100 mil veículos, a queda é de 28,2%. Em 2023, foram registrados no estado 179,6 casos de roubos e furtos por 100 mil veículos. Já em 2024, esse número caiu para 128,9.
Para o delegado Kássio Viana, diretor da Divisão de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), a atuação estratégica da Polícia Civil tem sido fundamental para combater esse tipo de crime. “O trabalho de investigação, aliado à atuação da inteligência policial e ao plantão 24 horas da nossa divisão, tem permitido uma resposta ágil e eficaz contra os criminosos. Com isso, conseguimos não apenas recuperar veículos, mas também prender autores e coibir novas ações delituosas”, destacou.
Kássio Viana também enfatizou a importância da integração entre as forças de segurança. “A parceria entre a Polícia Civil e a Polícia Militar tem sido essencial no enfrentamento aos roubos e furtos de veículos. Essa integração garante operações conjuntas mais eficientes e fortalece a presença do Estado nas ruas, contribuindo para a prevenção de novos crimes e para a sensação de segurança da população”, afirmou o delegado.
O comandante da Polícia Militar de Sergipe, coronel Alexsandro Ribeiro, a integração com a Polícia Civil tem sido um dos pilares na redução dos índices de criminalidade no estado. “A união entre as forças de segurança potencializa os resultados. Enquanto a Polícia Civil atua na investigação e elucidação dos crimes, a Polícia Militar reforça o policiamento ostensivo e preventivo, atuando diretamente nas ruas para identificar atitudes suspeitas e impedir que novos delitos ocorram”, salientou.
O comandante também ressaltou a importância da presença contínua da PM nas comunidades. “Estamos diariamente nas ruas, com patrulhamento direcionado e ações estratégicas. Esse trabalho de proximidade com a população é fundamental para coibir práticas criminosas, garantir a ordem pública e oferecer uma resposta rápida às ocorrências”, finalizou o coronel Alexsandro Ribeiro.