01/08/2025 as 09:11
CIRURGIASA ação faz parte do programa Enxerga Sergipe, do Governo do Estado, com coordenação local da Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Desde o início do ano, a Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já realizou 503 cirurgias oftalmológicas (catarata e pterígio) gratuitas para a população. Nesta quarta-feira, 30, e quinta-feira, 31, mais 195 procedimentos serão realizados no Hospital Nossa Senhora da Conceição, reforçando o compromisso da gestão em proporcionar saúde e qualidade de vida aos lagartenses.
A ação faz parte do programa Enxerga Sergipe, do Governo do Estado, com coordenação local da Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O programa tem transformado a vida de milhares de sergipanos ao garantir acesso a procedimentos oftalmológicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), trazendo esperança e melhores condições para quem aguardava por esses cuidados há anos.
Para a secretária municipal de Saúde, Goretti Reis, acompanhar de perto essas cirurgias é motivo de grande orgulho e demonstração concreta do compromisso da gestão pública. “É uma felicidade enorme acompanhar essas cirurgias e ver o impacto que elas têm na vida das pessoas. A gente se emociona ao perceber o quanto nossos serviços fazem a diferença. Isso mostra o compromisso real que temos com o cidadão, que aguardava há tempos por esse atendimento. São muitas cirurgias realizadas e isso me enche de orgulho por saber que estamos cuidando da visão e da saúde dos lagartenses. Conseguir enxergar bem é a maior recompensa do nosso trabalho.”
A vice-prefeita Suely Menezes também destaca a satisfação da gestão e da população com os avanços na saúde. “Estamos muito felizes de ver a satisfação das pessoas aqui no Hospital Nossa Senhora da Conceição. Através desse empenho, estamos oferecendo o melhor atendimento em saúde para os lagartenses. Isso nos enche de orgulho e gratidão. Esse trabalho é o reflexo do compromisso da nossa administração com o povo”, afirmou.
Sonhos, esperança e gratidão
Júlia Maria de Souza Correia, de 62 anos, aguardava pela cirurgia desde 2018 e celebrou a realização do sonho. “Essa cirurgia é um sonho realizado. Eu passei por um processo em 2018, mas até agora nunca tinha sido chamada. Agora, finalmente, chegou a minha vez e eu estou muito feliz, agradecida a Deus. Vai mudar a minha vida, vou poder enxergar melhor e fazer as coisas do dia a dia com mais facilidade.”
José de Jesus, 47 anos, relata sua experiência positiva após a primeira cirurgia e a expectativa para a próxima. “Já estava esperando essa cirurgia há quase três anos. A primeira vez fiquei um pouco nervoso, mas deu tudo certo e fiquei muito satisfeito. Agora vou operar o outro olho e estou confiante de que vai ficar ainda melhor. Estou muito feliz e grato por essa oportunidade.”
Elvira Azevedo, amiga de Júlia, destaca a importância do programa para a comunidade local. “Eu trouxe a Júlia e a Rita, que estavam sofrendo muito e precisavam dessa cirurgia há anos. Sou muito grata à gestão que trouxe essa esperança para Lagarto. Isso é uma bênção para o nosso povo, uma verdadeira demonstração de cuidado e amor pela saúde das pessoas.”
Cássio de Jesus Ribeiro, 35 anos, fala da melhora esperada com o procedimento. “Meu olho esquerdo estava muito irritado, vermelho e ardendo, e isso me incomodava muito. Espero que a cirurgia traga uma melhora significativa, para eu poder viver melhor. Sou muito grato por essa chance de cuidar da minha saúde.”
Os atendimentos continuam nesta quinta-feira, 31, com a realização de novos procedimentos, sob coordenação da Secretaria Municipal de Saúde e com suporte técnico do Hospital Nossa Senhora da Conceição.