04/08/2025 as 17:11
ASSISTÊNCIAServiço é voltado para casos encaminhados por cirurgiões bucomaxilofaciais
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A Clínica Escola de Fonoaudiologia, localizada no Centro de Simulações e Práticas do campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS), passou a disponibilizar reabilitação para pacientes com traumas craniofaciais, decorrentes de quedas, acidentes de trânsito ou violência interpessoal.
O serviço é direcionado para casos encaminhados por cirurgiões bucomaxilofaciais e acontece no laboratório de Articulação Temporomandibular (ATM). Os atendimentos integram o projeto de extensão “Fonoaudiologia e ATM” e são realizados nas manhãs de sexta-feira.
A coordenadora do projeto, docente Janayna Trench, explica que o tempo é um fator chave para o sucesso da reabilitação. “Quanto mais perto do período do trauma, melhor, seja no pós-cirurgia ou após a adoção de outros métodos de tratamento. Em muitos casos, com sete ou dez dias, por exemplo, já podemos iniciar o processo de reabilitação, pois isso evita uma cicatrização óssea inadequada”, pontua.
De acordo com a UFS, os primeiros diálogos para encaminhamentos foram realizados com o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) e Hospital Regional de Itabaiana, que possuem bucomaxilos em seus quadros de emergência, segundo a professora, mas outros gestores e profissionais de saúde também podem fazer encaminhamentos, por meio do Whatsapp da Clínica Escola (3632-2128).