26/08/2025 as 11:35
RODOVIADe janeiro a julho deste ano, somente no trecho sergipano da BR-235, a PRF autuou 445 condutores por dirigirem sem habilitação.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Polícia Rodoviária Federal (PRF) dá início, nesta quinta-feira (28), a um período de fiscalização intensificada na BR-235, em Sergipe, em razão do aumento esperado no fluxo de veículos com destino à cidade de Itabaiana para a tradicional micareta da cidade, a Micarana. Até o domingo (31), o policiamento vai contar com reforço de efetivo e foco em condutas que representam os maiores riscos à segurança viária. Mesmo com a redução nos índices de sinistralidade, a PRF mantém o nível de alerta e o olhar voltado para a promoção de um ambiente seguro no trânsito.
De janeiro a julho deste ano, somente no trecho sergipano da BR-235, a PRF autuou 445 condutores por dirigirem sem habilitação. Além disso, foram registradas 381 infrações por excesso de velocidade, 334 por conta de ultrapassagens proibidas e 297 pela não utilização do cinto de segurança. Também houve 110 casos relacionados a alcoolemia (por constatação ou por recusa ao teste). Por isso, as equipes vão estar distribuídas em pontos críticos, equipadas com radares portáteis. No entorno da cidade, os policiais com etilômetros farão testes nos motoristas antes e depois das festas.
Entre as condutas mais preocupantes estão a combinação entre direção e bebida alcoólica, o desrespeito aos limites de velocidade e ultrapassagens em locais proibidos. Essas infrações são fatores que não apenas aumentam a probabilidade de sinistros graves, mas potencializam a gravidade das lesões decorrentes desses sinistros.
“Nosso objetivo é garantir que todos cheguem ao destino em segurança. Para isso, reforçamos a fiscalização e orientamos os condutores a planejarem suas viagens, respeitarem os limites de velocidade e, em hipótese alguma, misturarem álcool e direção. Sempre que houver consumo de bebida alcoólica, é essencial que seja eleito o “motorista da rodada” ou que se utilize transporte por aplicativo”, destacou o PRF Solon Guimarães, chefe da 1ª Delegacia da PRF em Sergipe, responsável pela supervisão da BR-235 em Sergipe.
A PRF lembra ainda que motoristas de vans e ônibus devem respeitar a lotação máxima permitida. Para diminuir os riscos, todos precisam estar atentos às sinalizações de obras ao longo do trajeto, com ajuste da velocidade nesses trechos.
Dicas para uma viagem segura
Planeje a viagem: calcule o tempo de deslocamento e conheça bem o itinerário;
Respeite os limites de velocidade e a sinalização de trânsito;
Álcool e direção é uma combinação perigosa e proibida. Se consumiu bebida alcoólica, deixe o volante para alguém que não fez;
Utilize sempre o cinto de segurança. Dentro do carro, todos os ocupantes devem estar afivelados;
Mantenha a documentação do carro em dia e tenha a Carteira Nacional de Habilitação válida;
Atenção redobrada em trechos com obras. Reduza a velocidade e fique atento às placas indicativas;
Curtiu demais a festa e bateu aquele cansaço? Não dirija! Procure um local para descansar, reponha as energias, e só depois pegue a estrada.