14/10/2025 as 19:58
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) realiza, nesta quarta-feira, 15 de outubro, mais uma edição do Conexão Empregabilidade, evento voltado a jovens da própria instituição, ou seja, estudantes ou egressos da rede pública de ensino com 16 a 24 anos de idade. A iniciativa propõe discutir como a tecnologia digital pode auxiliar a juventude no mundo do trabalho e oferecer oficinas práticas sobre elaboração de currículos, comportamento profissional e preparação para entrevistas. O encontro acontece das 14h às 17h30, no Tiradentes Innovation Center, localizado no bairro Farolândia, em Aracaju (SE).
O debate contará com a participação da engenheira de produção e especialista em Gestão de Pessoas Kaenna Ribeiro; do comunicólogo e vice-coordenador da UNEGRO Sergipe Vitor Henrique; e do educador e gestor em Tecnologia da Informação Leno Meneses. Juntos, eles vão refletir sobre os desafios e oportunidades que as transformações digitais impõem ao mercado de trabalho e à inserção profissional dos jovens.
Após a roda de conversa, os participantes poderão escolher entre três oficinas práticas: Destrava – técnicas de respiração e controle para ficar tranquilo em entrevistas de emprego, com a atriz Lara Macário; Potencial em papel – o que pode e o que não se deve colocar no currículo, com a especialista em recrutamento e desenvolvimento humano Lanne Andrade; e Conquiste sua vaga – como brilhar na entrevista de emprego, ministrada pela gestora empresarial Bruna Gamma.
Trabalho e cidadania
Com o objetivo de incentivar o protagonismo da juventude, a programação foi idealizada por alunos do IJCPM para jovens do próprio instituto e estudantes de escolas públicas convidadas. O Conexão Empregabilidade encerra um ciclo de atividades iniciado em 4 de outubro, que incluiu rodas de conversa com jovens egressos do Instituto, empregadores e ações de cidadania. Em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) e a Junta do Serviço Militar, o IJCPM também promoveu emissão e regularização de título de eleitor, além de alistamento e orientações sobre o serviço militar obrigatório.
“Mais que promover a qualificação profissional, buscamos oferecer aos nossos alunos condições para o exercício pleno da cidadania e o protagonismo em sua própria história”, destaca Paula Libório, gestora do IJCPM em Aracaju.
Presente também em Recife, Salvador e Fortaleza, o Instituto JCPM atua na capital sergipana desde 2006, contribuindo para a formação de jovens da rede pública e estimulando o pensamento crítico por meio de cursos, oficinas e atividades que desenvolvem competências pessoais, profissionais e sociais.