31/10/2025 as 08:14

ARUANA

Breno Garibalde cobra atenção ao bairro Aruana

O parlamentar também criticou a falta de ações efetivas para resolver o problema

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Após visitar a comunidade, o parlamentar constatou diversos problemas relatados por moradores, como ligações irregulares de esgoto, mau cheiro nos canais e lagoas, além da falta de infraestrutura adequada diante do crescimento acelerado da região. “É necessário olhar para aquela localidade com mais atenção. O bairro Aruana está completamente esquecido”, afirmou.
 
Breno destacou que os canais da Aruana estão recebendo esgoto clandestino, situação facilmente identificada mesmo em dias ensolarados, quando não há chuva e a água continua escorrendo. Segundo ele, a presença de esgoto doméstico nas lagoas causa acúmulo de vegetação e mau cheiro, gerando transtornos à população.
 
O parlamentar também criticou a falta de ações efetivas para resolver o problema. “A Emsurb gasta dinheiro com a limpeza das lagoas, mas as ligações clandestinas de esgoto não são corrigidas. Não adianta nada limpar. Se a gente não age na base do problema, a gente não vai resolver”, ressaltou.
 
Breno cobrou também maior planejamento urbano para o bairro, citando a Rua Maria Vasconcelos, uma das principais vias da região, que já não comporta o aumento de empreendimentos comerciais. “A população da Aruana não é ouvida. Está sendo escanteada, e o bairro sendo negligenciado porque não tem planejamento”, disse.
 
Ainda em sua fala, o parlamentar afirmou que o problema não se restringe apenas à Aruana, mas se repete em diversos pontos da cidade, evidenciando a necessidade de revisão do Plano Diretor de Aracaju, que está atrasada há décadas.
 
“Estamos perdendo a nossa biodiversidade. Os empreendimentos estão aterrando as lagoas, o sistema viário não acompanha o crescimento da cidade e isso traz inúmeros problemas. Por isso eu cobro tanto a revisão do Plano Diretor, para que Aracaju cresça de forma planejada. Mais um ano sem revisão e a cidade segue crescendo de qualquer jeito”, concluiu o vereador.