05/11/2025 as 22:25
ENCONTRO NA UFSO 18º Encontro da Rede reúne grupos de pesquisa brasileiros que estudam diversas abordagens sobre o tempo na relação com os fenômenos e produtos da Comunicação
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Entre os dias 17 e 19 de novembro de 2025, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (PPGCOM/UFS) e o Grupo de Pesquisa Laboratório de Análise de Visualidades, Narrativas e Tecnologias (LAVINT) realizam o 18º Encontro da Rede Historicidades dos Processos Comunicacionais, reunindo pesquisadores de vários locais do país. O evento conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Sala Walmir Almeida.
Com o tema “Estranhas Fabulações do Tempo”, o evento propõe uma discussão sobre as múltiplas formas de perceber e narrar o tempo na comunicação contemporânea. A programação contará com mesas-redondas para debate dos trabalhos submetidos, fomentando o diálogo interdisciplinar e o intercâmbio entre grupos de pesquisa de universidades de várias regiões do país.
Durante os dias 17 e 18 de novembro, o evento acontece no auditório da Reitoria, no Campus de São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), na quarta cidade mais antiga do Brasil e símbolo da memória histórica de Sergipe. No dia 19, o encerramento do encontro ocorre na Sala Walmir Almeida, localizada no Centro Cultural de Aracaju.
“A Rede Historicidades permite que a gente experimente com novas metodologias, novos objetos, novos diálogos, e permite esse encontro entre pesquisadores que estudam objetos muito diferentes, ainda que no mesmo campo, e interessados num mesmo conjunto de questões. Então, ela se torna um espaço muito rico para formação da trajetória de pesquisador com um olhar aberto para a comunicação”, reforça a Profª Drª Valéria Vilas Boas, coordenadora do evento.
Durante o 18º encontro, a Rede Historicidades também comemora 10 anos de existência. Criada em 2014 a partir de um projeto conjunto (CAPES/PROCAD) entre UFMG, UFRJ e UFBA, a Rede Historicidades consolidou-se como um dos principais espaços de reflexão teórico-metodológica sobre o tempo, a memória e os regimes de historicidade nos processos comunicacionais. Hoje, reúne cerca de 19 grupos de pesquisa de 13 programas de pós-graduação em Comunicação e áreas afins no Brasil, envolvendo desde pesquisadores sêniores até doutorandos, mestrandos e estudantes de iniciação científica.
Patrimônio Mundial reconhecido pela UNESCO, São Cristóvão abriga séculos de história que se inscrevem em suas praças, igrejas e narrativas cotidianas. Escolher a cidade como um dos pontos de encontro é um gesto que reforça o elo entre o lugar e o objeto de estudo da Rede: a historicidade.
Se a comunicação é pensada como um fenômeno temporal — em constante transformação e atravessada por memórias, experiências e testemunhos — São Cristóvão se torna um cenário natural para essas reflexões. O encontro entre pesquisadores da Rede Historicidades e o espaço histórico da antiga capital sergipana convida à percepção do tempo não como linha reta, mas como tecido de múltiplas temporalidades.
“A Rede é um espaço de muitas trocas, diálogos, sobretudo um espaço de formação, no qual fazemos reflexões e debates entre grupos de pesquisa. Tudo isso contribui para que, mais do que uma junção de grupos, a Rede seja algo integrado e orgânico”, destaca a Profª Drª Greice Schneider, coordenadora do evento.
Rede consolidada, novas fronteiras
Desde 2015, os encontros da Rede Historicidades têm sido realizados em diferentes instituições do país, fortalecendo vínculos e incentivando o diálogo entre grupos. Ao longo dessa trajetória, a Rede publicou dossiês e livros que se tornaram referências no campo da Comunicação.
Com a realização em Sergipe, a Rede amplia seu alcance regional com a parceria com o Lavint, grupo de pesquisa anfitrião deste encontro. Além disso, representa um marco importante para o PPGCOM/UFS, cujo Doutorado em Comunicação foi aprovado recentemente pela Capes. A expectativa é que o evento reúna docentes e discentes da UFS, além de pesquisadores convidados de universidades de todo o Brasil.
“É um espaço muito importante de parcerias em pesquisa numa perspectiva colaborativa, envolvendo docentes e discentes, e funcionando como um espaço formativo, ao mesmo tempo em que aprofundamos questões da historicidade dos processos comunicacionais”, reforça o Prof. Dr. Leonardo Pastor, coordenador do evento.
Os interessados em participar como ouvinte podem fazer a inscrição no evento via SIGAA. A programação completa está disponível no site da Rede Historicidades e no Instagram do Lavint/UFS.