03/07/2026 as 15:51
CAMPANHAO ato contou com a participação de militantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/SE)
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em clima junino e acompanhado por um trio pé-de-serra, o Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) apresentou à sociedade aracajuana os eixos temáticos da Campanha Nacional dos Bancários 2026. O ato contou com a participação de militantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/SE).
O descontraído lançamento aconteceu nesta sexta-feira, 3 de julho, em frente à agência da Caixa Econômica Federal, e recebeu o apoio das pessoas que circulavam pelo Calçadão da João Pessoa, no centro de Aracaju.
Em uma tenda, os dirigentes sindicais estenderam faixas e cartazes com a identidade visual da nova campanha unificada. O material traduz a determinação dos trabalhadores das instituições financeiras em conquistar a reposição da inflação, reajustes salariais e outros direitos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que deve ser renovada até a véspera da data-base, em 1º de setembro. Como forma de saudar e valorizar o período junino, além do trio pé-de-serra, o Sindicato ofereceu ao público mingau de puba e munguzá.
Durante toda a manhã, as lideranças sindicais se alternaram ao microfone no calçadão para detalhar as principais bandeiras da campanha salarial: reposição da inflação com 5% de aumento real, valorização da PLR e dos auxílios refeição e alimentação, defesa do emprego, combate às metas abusivas, melhoria nas condições de trabalho e regulamentação das transformações tecnológicas no sistema financeiro.
O presidente da entidade, Adilson Azevedo, informou que nessa quinta-feira, dia 2, o Comando Nacional dos Bancários teve a primeira rodada de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para a renovação da CCT.
“A nossa pauta de reivindicações, entregue à representação dos bancos no dia 24 de junho, foi aprovada na 28ª Conferência Nacional dos Bancários, com base em propostas discutidas nas conferências estaduais, regionais e nos congressos por bancos”, explicou o presidente. “Essa minuta traz o sentimento dos trabalhadores a partir da Consulta Nacional dos Bancários que, neste ano, bateu recorde com a participação de 54.952 respondentes de todo o país, contribuindo diretamente para a edição final da pauta.”
Escala 6X1
Os dirigentes sindicais aproveitaram o momento para também se solidarizar com a luta, de outros trabalhadores, pelo fim da escala 6x1. O ex-presidente da CTB/SE Edval Góis destacou a importância da população sergipana contribuir com essa batalha pressionando os senadores a votar a PEC nº 221, pela jornada de 40 horas sem redução salarial. O objetivo é pressionar o presidente da Casa, Davi Alcolumbre, a votar a proposta.
Pauta de Reivindicações:
Aumento real de 5% no salário e nas demais verbas, como PLR, VA e VR;
Fim das metas abusivas;
Manutenção do formato atual da PLR (percentual do salário mais parcela fixa e adicional);
Manutenção da mesa única, da CCT para toda a categoria e dos direitos já conquistados;
Defesa do emprego bancário e dos bancos públicos;
Melhor distribuição dos ganhos da tecnologia e fim do monitoramento excessivo no teletrabalho, preservando a privacidade do bancário.
Fonte: Ascom do SEEB/SE - Déa Jacobina