17/09/2019 as 10:18

CULTURA

No Café da Gente, ‘Donali Canta o Nordeste’

Show acontece no próximo dia 20, com as participações especiais de Thiago Ruas, Soayan Almeida e muito mais.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Numa noite de celebração aos clássicos do cancioneiro nordestino, a banda sergipana Donali recebe amigos artistas no palco do Café da Gente na próxima sexta, 20, às 20h. Intitulado “Donali Canta o Nordeste”, o show de repertório mais que dominante e reconhecido terá a presença de quem também canta, expressa em tons, cores e palavra o ser nordestino, a exemplo de Bob Lelis (Rural do Forró), Thiago Ruas, Soayan Almeida, Emanuel Jorge, Victor Fernandes, Fábio Sampaio, Henrique Teles, Lucas Campelo e Bárbara Sandes (Crav&roza).


Da ideia inicial à escolha das canções no vasto e diverso “Nordeste sonoro”, Fernando Aquino destaca a certidão plural da região. “O projeto nasceu da observação do nosso próprio repertório, que já contava com algumas releituras e do nosso desejo de afirmar o Nordeste como grande celeiro de artistas/compositores que contribuíram de maneira indispensável à representatividade que a música brasileira possui perante o mundo. Muita coisa boa ficou de fora. Mas como utilizamos alguns critérios, como ter todos os estados representados e a tentativa de demonstrar a pluralidade artística da região para além dos estereótipos, acreditamos ter conseguido apresentar um recorte, se não completo, representativo da produção nordestina”, explicou.


Na releitura dos clássicos, o jeito “Donali” de arranjos, compreensão e exibição do interpretar músicas já mais que (re)conhecidas pelo público. “Com certeza, a forma com que nós abordamos as composições no que diz respeito aos arranjos. Sendo essa uma característica do nosso trabalho, optamos por tentar revestir essas canções com um pouco do que nós trazemos como nossa compreensão estética. Mas, claro, usando de toda cautela necessária a este tipo de intervenção, já que se tratam de canções bastante conhecidas do público”, disse David Davi.


Feito festa entre bons amigos e amantes do fazer arte, a banda Donali chamou convidados para lá de especiais para cantar, recitar e celebrar juntos. “São artistas que estão conosco sempre que possível e que, em alguma medida, tiveram suas carreiras entrelaçadas com a nossa. O show traz intrínseco esse sentimento de pertencimento, de reconhecimento mútuo, de identificação. Então, nada mais justo que fazermos todos juntos esse grande tributo à nossa região, nosso jeito de ser, de falar, de pensar”, disse Fernanda.


Entre eles, o poeta Victor Fernandes, suave e fervoroso escritor de palavras sobre uma realidade sincera, dilacerante e encantadoramente artística. “Victor é um artista formidável, um agitador cultural. Nós o conhecemos por ocasião da primeira vez que tocamos no ‘Ensaio Secreto’. Desde a primeira vez que o vimos pegar o microfone e fazer uma de suas intervenções, ficamos apaixonados e nos prometemos trabalhar juntos. Já tínhamos tentado algo, mas ainda não havia acontecido. Esse show será, com certeza, o prenúncio de uma parceria que esperamos render bons frutos”, declarou David.


Ainda na noite festiva, o músico Bob Lélis com a Rural do Forró, num “pleonasmo” sonoro nordestino. “Esse é outro grande amigo e incrível artista. Tem desenvolvido um trabalho maravilhoso de valorização e salvaguarda do forró, mas também tem aberto o palco da Rural para artistas de outros gêneros e seguimentos. Nós mesmos tivemos a satisfação de tocar na Rural do Forró na Bienal do Livro de Itabaiana e ver o quanto esse projeto de Bob Lélis pode contribuir com as pessoas e proporcionar um enriquecimento da percepção cultural de nossa gente. Com certeza vocês ainda vão poder ver muita coisa da Donali com Bob e a Rural”, completou David.

 

 

| Reportagem: Gilmara Costa

|| Foto: Caio Ribeiro/Divulgação