04/06/2025 as 15:01

EXPRESSÕES JUNINAS

Corredor Cultural Wellington Santos “Irmão” recebe exposição

Peças do artista visual são inspiradas no trabalho de Alfredo Volpi

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Corredor Cultural Wellington Santos “Irmão” recebe exposiçãoEliene Cardoso

Será realizado no dia 17 de junho, às 10h, no Corredor Cultural Wellington Santos “Irmão”, a tradicional mostra dedicada aos festejos juninos: “Ao Mestre das Bandeirinhas”, com obras do artista visual Andresson Dias (in memoriam), em homenagem ao pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi. O espaço expositivor está localizado na sede da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), na rua Vila Cristina, bairro Treze de Julho.

Fazedor de cultura, professor, ator e diretor artístico, Andresson homenageou, em suas obras, as tradições juninas e o legado cultural de Sergipe. O artista foi selecionado por meio dos editais da Lei Aldir Blanc, em 2021, e da Lei Paulo Gustavo, em 2024.

Sobre a exposição

As similaridades entre a arte de estamparia de Andresson Dias e a obra de Alfredo Volpi inspiraram a criação do projeto, que referencia a linguagem desenvolvida pelo modernista. As peças trabalham expressividades juninas que transitam do tradicional ao contemporâneo, como as bandeirinhas, as brincadeiras de pular fogueira, o casamento caipira e a quadrilha junina.

“É perceptível a alma sergipana, a sensibilidade, o gosto pela exaltação das tradições culturais e a simbologia nostálgica das noites festivas dos santos juninos, representadas no projeto pelas mãos de Andresson Dias”, destaca a curadora da exposição, Jane Junqueira.

Sobre o artista

Andresson Dias nasceu em Penedo (AL), em 12 de dezembro de 1973. Aos seis anos mudou-se para o Rio de Janeiro, onde despertou para as atividades artísticas. Aos 14, retornou para Sergipe e, aos 19 anos, ingressou no curso de Teatro da Universidade Federal de Sergipe (UFS), iniciando sua trajetória artística em 1993, com a criação de figurinos, estamparia artesanal, adereços e cenografia para o teatro.

Em 2013, durante a graduação em Artes Visuais, começou a apresentar seus trabalhos em galerias, obtendo premiação no Salão dos Novos Artistas da Galeria Álvaro Santos, além de participar de várias exposições individuais e coletivas.