22/08/2025 as 14:27

PROTAGONISMO INTERNACIONAL

Mundial de Ginástica Rítmica no Brasil destaca protagonismo de Sergipe

Cerca de 60 colaboradores da CBG, todos sergipanos, atuam na operação do evento

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mundial de Ginástica Rítmica no Brasil destaca protagonismo de SergipeAscom/ Seel

Sergipe volta a brilhar no cenário esportivo internacional. O conjunto brasileiro de ginástica rítmica, que treina diariamente em Aracaju, está no Rio de Janeiro em busca de medalhas no Campeonato Mundial da modalidade, realizado pela primeira vez no Brasil. A competição, que começou na última quarta-feira, 20, e segue até domingo, 24, reúne mais de 650 participantes entre atletas e delegações de 78 países.

Nesta sexta-feira, 22, as brasileiras realizaram o treino de pódio e entram em cena no fim de semana para disputar medalhas em um momento histórico: nunca o país chegou tão forte em uma edição de mundial dentro de casa. Além da equipe em quadra, Sergipe também marca presença fora do tablado. Cerca de 60 colaboradores da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), todos sergipanos, atuam na operação do evento no Rio de Janeiro, evidenciando a força técnica e organizacional que nasce na capital sergipana, sede da CBG há 16 anos.

Esse protagonismo internacional tem como base o investimento realizado pelo Governo de Sergipe. Em maio deste ano, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, foi entregue a reforma do Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica, localizado em Aracaju. Com recursos de aproximadamente R$ 700 mil, o espaço recebeu obras de climatização e melhorias estruturais, garantindo melhores condições para a preparação das atletas.

Para a secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, o momento é motivo de orgulho. “Essa entrega do Centro reformado em Aracaju mostra o compromisso do Governo de Sergipe com o esporte. Hoje vemos nossas meninas representando o Brasil no mundial e isso nos enche de orgulho, porque sabemos que esse resultado também passa pelo apoio dado ao dia a dia de treino delas em Sergipe”, destacou.

O diretor-geral da CBG, Ricardo Resende, reforçou a relevância da estrutura sergipana. “É simbólico que o primeiro mundial de Ginástica Rítmica no Brasil tenha tanta presença de Sergipe. Temos a sede da Confederação na capital, profissionais altamente qualificados e um centro de treinamento que hoje é referência. Isso fortalece ainda mais a modalidade no país”.

O paranaense Paulo Castilho, coordenador de eventos da Confederação e residente em Sergipe há cinco anos, também destacou a emoção da participação: “A gente sente que Sergipe está aqui no Mundial em cada detalhe”.

Já o presidente da Federação Sergipana de Ginástica, Valdelice Souza, ressaltou o impacto coletivo desse momento “Sergipe respira ginástica. Estar participando aqui, neste evento tão grandioso, o maior e melhor campeonato da história, é levar um pedacinho da nossa capital para o mundo. É bonito ver como todo o esforço feito lá em Sergipe reverbera agora em um palco global”.