16/11/2025 as 05:51

SPORT REBAIXADO

Flamengo goleia, assume a liderança do Campeonato Brasileiro

Rubro-negro carioca sai atrás no placar, mas o Leão tem dois expulsos e abre caminho para o passeio flamenguista na Arena de Pernambuco Douglas Telles marca em seu primeiro jogo no profissional do Flamengo (Foto: Marlon Costa/AGIF)

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Flamengo goleou o Sport, por 5 a 1, de virada, na noite desse sábado, na Arena de Pernambuco, em jogo atrasado da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time pernambucano abriu o placar com Pablo, aos 14 minutos, fazia um jogo equilibrado, mas teve dois jogadores expulsos ainda no primeiro tempo - Matheus Alexandre e Ramon Menezes - e permitiu o massacre carioca. Os gols da vitória flamenguista, em pleno dia do aniversário de 130 anos do clube, foram marcados por Luiz Araújo - ainda na etapa inicial - e Juninho, Bruno Henrique, Ayrton Lucas e Douglas Telles, todos no segundo tempo. O resultado, que iguala a maior goleada do Flamengo sobre o Sport, leva o time comandado por Filipe Luís à liderança do Brasileirão - ratificada com o tropeço do Palmeiras diante do Santos. O time pernambucano, por sua vez, está rebaixado à Série B.

Com o resultado, o Flamengo assume a liderança do Brasileirão, com 71 pontos. O Sport, com 17 pontos, está agora matematicamente rebaixado à Série B.

Próximos compromissos
O Sport voltará a jogar na próxima terça-feira, quando visitará o Botafogo, no Nilton Santos. Já o Flamengo voltará a jogar na quarta-feira, no clássico contra o Fluminense, no Maracanã.

Sport colapsa em seis minutos
O Sport teve o lateral-direito Matheus Alexandre expulso aos 35 minutos. O zagueiro Ramon Menezes expulso aos 41 - um minuto após o gol, naquela altura, de empate do Flamengo, marcado por Luiz Araújo. Ambos os atletas do Leão foram expulsos após receberem o segundo cartão amarelo. O curioso é que o Sport cometeu apenas quatro faltas em todo o primeiro tempo - ou seja, duas de cada um dos atletas expulsos. Com dois a menos, o Leão foi massacrado pelo Flamengo no segundo tempo.

Brilhou a estrela
Um toque na bola depois de 47 segundos. Esse foi o tempo que Douglas Telles precisou para balançar as redes pela primeira vez em um jogo profissional pelo Flamengo. O atacante da base fez um dos gols da vitória por 5 a 1 dos cariocas contra o Sport logo depois de sair do banco. Douglas Telles entrou em campo aos 33 minutos e 37 segundos do 2º tempo. Ele marcou aos 34 minutos e 24 segundos.

A primeira etapa na Arena de Pernambuco ficou marcada pelas duas expulsões do Sport. A equipe pernambucana fazia um jogo de equilíbrio contra o Flamengo. Abriu o placar aos 14 minutos: após roubada de Léo Pereira no ataque, Pablo chutou duas vezes para fazer 1 a 0 para o Leão. A equipe carioca, atrás no marcador, lançou-se com maior ímpeto ao ataque, mas sem conseguir imprimir uma pressão no adversário. O jogo começou a mudar aos 35 minutos. Matheus Alexandre fez falta em Ayrton Lucas e recebeu o segundo amarelo: expulso. Aos 40, Luiz Araújo deixou Rivera para trás e finalizou com categoria para empatar o jogo. No minuto seguinte, foi a vez de Ramon Menezes fazer falta no meio de campo em Wallace e também receber o segundo amarelo. O time do Recife foi para o intervalo com dois a menos em campo.

A etapa complementar foi um massacre. Ataque contra defesa. Com dois a mais em campo, o Flamengo foi impiedoso diante do Sport. Acumulou oportunidades. E gols. O Leão resistiu até os 15 minutos. Foi quando Cebolinha chutou, a bola bateu na trave e, no rebote, Juninho mandou para as redes. Os demais gols vieram naturalmente, com Bruno Henrique, aos 17, Ayrton Lucas, aos 25, e Douglas Telles, aos 34. A torcida do Flamengo, maioria no estádio, gritou "olé" e fez a festa diante do clube pernambucano, que acabou o jogo rebaixado.

Campeão do 1º turno
A vitória diante do Sport, em jogo atrasado da 12ª rodada, garantiu o título simbólico de campeão do 1º turno do Brasileirão para o Flamengo. Apenas em duas edições, em 2017 (Corinthians) e 2023 (Botafogo), a melhor campanha do turno foi melhor que a do Flamengo, ambas com 47 pontos conquistados. Confira os dados do Gato Mestre.