05/04/2019 as 11:00

Ambientes

Sala de reuniões equipada consolida tendência home office

Espaços inteligentes e salas de estudos em condomínios, como o Illuminare, são ambientes que acompanham essa tendência.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Sala de reuniões equipada consolida tendência home office

O mercado de trabalho tradicional tem recepcionado várias consequências do desenvolvimento das tecnologias. A globalização da economia, além da forma e rapidez com a qual as pessoas se comunicam, provocou significativas alterações nos perfis profissionais desde a chegada da geração Z – nascidos em meados da década de 1990 – ao mercado. “Os jovens dessa geração cresceram sob total influência da tecnologia, com amplo contato à informação. Diferentemente da geração anterior, conhecida como geração Y, eles não precisaram ser submetidos a nenhuma adaptação. Por isso, geralmente, são mais rápidos e agitados, multitarefas, com habilidades e crenças diferentes das que o mercado estava acostumado”, comenta a psicóloga Neuza Pinto.

A consolidação da tendência home office – escritório em casa – é resultado desse cenário. Carlos Roberto Gentil, diretor de Operações Imobiliárias da Construtora Celi, aponta a importância de os projetos acompanharem as necessidades do mercado. “Inteligência empresarial pressupõe atenção e conhecimento sobre as mudanças de comportamento e hábitos dos potenciais consumidores. Disponibilizar ambientes que estejam alinhados aos mais variados interesses garante conexão, conforto, praticidade e satisfação. É a nossa premissa em ofertar qualidade de vida a todos os nossos clientes”, afirma.

Mudanças inovadoras buscam acolher e desfrutar desses jovens que, atualmente, representam uma boa fatia dos trabalhadores ativos do mercado. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam um aumento considerável no total de pessoas que trabalham por conta própria. Foram registradas 21,1 milhões no segundo trimestre de 2014 (23% do total de pessoas ocupadas), subindo em 2%, para 23,1 milhões no mesmo período de 2018 (25% do total de pessoas ocupadas).


Essas pessoas valorizam um novo formato de trabalho, mais flexível e compatível com as convicções delas. A psicóloga Neuza Pinto reforça, inclusive, que a qualidade de vida é supervalorizada por essa geração. “Eles são guiados por propósitos e não se adequam facilmente à ideia de fazer a mesma coisa até o fim da vida. Muitos trabalham de casa, seja num emprego formal em empresa liberal ou informalmente com blogs, coaching ou prestação de serviços que estejam alinhados às habilidades deles”, ressalta.

Espaços equipados
Salas de estudo, espaços inteligentes e salas de reuniões completamente equipados e com a infraestrutura necessária para o melhor aproveitamento da luz natural, temperatura e energia são apostas da Celi para o mercado sergipano, por exemplo. O Illuminare Residence, localizado a 200 metros da Avenida Beira Mar, é um dos empreendimentos da Construtora que atende aos requisitos.

“Os espaços já são entregues com mesas de variados tamanhos e cadeiras para escritório, ar-condicionado e quadro branco. São espaçosas e podem ser utilizadas individualmente ou em formato de coworking, que também é uma forte tendência de mercado. Os pontos de energia também são estrategicamente posicionados”, garante Carlos Roberto Gentil.