09/08/2019 as 09:31

Morar Bem

Saques do FGTS não alteram regras do Sistema de Consórcio Imobiliário

O diretor do Porto Seguro Consórcio explica que o fundo de garantia é um recurso importante que facilita a aquisição da casa própria por meio do Sistema de Consórcios.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

As novas regras para saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), divulgadas pelo Governo Federal, em julho, deixaram muitos brasileiros com dúvidas sobre como utilizar o recurso na compra da casa própria. No caso do consórcio de imóveis, as regras não mudam. “O saque é permitido para ofertar lance, complementar a carta de crédito, pagar parte das prestações, amortização extraordinária ou liquidação de saldo devedor. Ou seja, para quem tem planos de utilizar o fundo para o consórcio, a medida adotada pelo governo não impactará”, explica William Rachid, diretor do Porto Seguro Consórcio.

As pessoas que já utilizaram o FGTS em lance de consórcio podem fazer um novo saque de outras contas inativas, mas é necessário respeitar o limite de, no mínimo, dois anos entre uma movimentação e outra. Por isso, é importante consultar as regras e pré-requisitos no manual disponibilizado pela Caixa Econômica Federal no site www.caixa.gov.br.


O diretor do Porto Seguro Consórcio explica que o fundo de garantia é um recurso importante que facilita a aquisição da casa própria por meio do Sistema de Consórcios. “Por ser uma opção viável de financiamento, a modalidade oferece condições que despertam o interesse de pessoas que procuram investimento flexível e atraente”, ressalta Rachid.


As novas regras devem aquecer ainda mais o setor. Em 2017, quando o Governo Federal liberou saques de 100% das contas do FGTS, a medida impactou positivamente o segmento. Segundo dados publicados pelo Banco Central, dos R$ 44,3 bilhões sacados, 30% foram destinados para a compra de imóveis, que movimentou R$ 13,055 bilhões.