07/11/2022 as 10:23

DESCASO

População denuncia que prefeito não dá atenção a causa animal

Castramóvel está abandonado e enferrujado.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Para alguns pode até parecer absurdo que o município invista em atendimentos a animais, mas este não é um investimento que gere impacto nas contas públicas. Menos animais abandonados nas ruas significa prevenir surtos de raiva, leptospirose, ancilostomose, toxoplasmose, esporotricose, ademais de infestações por pulgas e carrapatos.

No município de Nossa Senhora das Dores, Médio Sertão sergipano, distante 75 km da capital, essa pauta animal tem dado o que falar, simplesmente porque o castramóvel disponível para o controle populacional de animais na cidade está parado, gerando bastante indignação para a população.

De acordo com o vereador Lucas Lima (Cidadania), que é ativista da causa animal, foi conseguido um castramóvel para controle da população animal no município, mas, até o momento, o veículo se encontra parado se deteriorando com o tempo, inclusive com sinais de desgaste provocados pela ferrugem. “O problema da causa animal não é de agora, é de muito tempo, não existe nenhuma política pública por parte da gestão para o controle populacional dos animais. O que acontece hoje em Dores são muitos animais em situação de rua, o aumento populacional naturalmente acontece, eles cruzam e reproduzem”, lamenta o vereador.

O clima esquentou na cidade após um vídeo feito pelo parlamentar, no dia 17 de agosto, mostrando a situação do castramóvel, que segundo ele foi entregue ao município no mês de julho deste ano. “O dinheiro entrou em julho de 2021, a licitação foi iniciada em dezembro de 2021 e o castramóvel chegou neste ano, no início de junho. O prefeito já tinha sinalizado que o castramóvel iria chegar, mas ele não ia poder fazer nada porque não tinha o dinheiro. O que foi que a gente fez? A gente conseguiu também uma emenda para custeio, ou seja, já tem dinheiro em conta há mais ou menos quatro meses. Depois que eu reclamei, o secretário gravou um vídeo, no dia 18 de agosto, dizendo que estava em fase final de licitação”, pontuou Lucas.

A verba de custeio a que se refere o vereador é de R$ 15 mil e foi garantida através de emenda da deputada estadual Kitty Lima (Cidadania). Esse montante já está na conta da Prefeitura de Nossa Senhora das Dores há quase quatro meses, segundo o vereador. Para a ativista da causa animal, Mariana Souza, falta diálogo por parte da gestão para resolver essa problemática. “O castramóvel era um sonho de todas as pessoas envolvidas na causa animal, mas infelizmente até o momento ainda não está funcionando. Desde o mês de julho, se eu não me engano, chegou o castramóvel e não teve nenhuma reunião com as pessoas que são engajadas na causa animal, não procuraram ninguém. A gente fica muito frustrado com essa situação, um sonho que não realizamos. Tem o castramóvel, mas que não tem utilidade para a população, é a mesma coisa que não ter”, afirma Mariana.

FASE DE CONCLUSÃO
Um dia após a publicação do vídeo feito pelo vereador Lucas Lima, o secretário de Saúde do município, Diego Santana, foi ao local onde se encontra guardado o castramóvel e também gravou um vídeo desmentindo situação de degradação do castramóvel e afirmando que o processopara implantá-lo estava emfase de conclusão. “O termo de referência está em fase de conclusão. Recebemos sim uma emenda de custeio para a utilização do castramóvel, porém só podemos utilizar após a finalização do processo licitatório. O castramóvel não está no relento, não está à toa como querem veicular”, explicou o secretário no dia 18 de agosto deste ano.

Passados mais de 70 dias, a situação permanece a mesma: castramóvel sem funcionar e população animal em pleno crescimento. Questionada pela Reportagem, a Prefeitura Municipal de Nossa Senhora das Dores informou que colocou em prática o recurso do castramóvel, inclusive alicerçando de recursos próprios contrapartida para aquisiçãodo mesmo. A gestão disse ainda que o castramóvel encontra-se no prédio da Secretaria Municipal de Saúde com vigilância 24 horas, juntamente com outros transportes da gestão. Por fim, a prefeitura informou que a causa animal é uma defesa da gestão, queelaborou termo de referência e encaminhou para o setor de licitação e aguarda a publicação de edital para iniciar os procedimentos de castrações