14/02/2023 as 09:31

POLÍCIA

Operação Ision: Ação conjunta combate crimes em Rosário do Catete

Dois adultos foram presos e um adolescente foi apreendido. A ação policial ocorreu nessa segunda-feira (13).

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Operação Ision: Ação conjunta combate crimes em Rosário do Catete

Equipes da Delegacia de Rosário do Catete, com o apoio do Comando de Operações Especiais (COE), da 1ª Companhia do 9° Batalhão da Polícia Militar (9° BPM) e da Guarda Municipal de Maruim, deflagraram a Operação Ision. Dois adultos foram presos e um adolescente foi apreendido. A ação policial ocorreu nessa segunda-feira (13).

A primeira prisão foi a de um homem de 35 anos. Ele foi preso por tortura contra uma pessoa. O crime foi praticado em razão da orientação sexual da vítima. Conforme a investigação, em 19 de março do ano passado, o preso praticou tortura-discriminatória, constrangendo a vítima, com violência e grave ameaça. Além disso, o investigado continuou a ameaçar a vítima, o que incidiu em coação durante o processo criminal. 

A segunda prisão foi a de um homem de 32 anos, que foi detido por crime de lesão corporal, coação no curso do processo criminal e descumprimento de medida protetiva concedida no âmbito da Lei Maria da Penha. De acordo com a investigação, ele agrediu a ex-companheira em 30 de abril de 2022. Já em 15 de novembro, ele teria praticado novos crimes contra a vítima, incluindo novas agressões.  

Já a apreensão do adolescente de 17 anos ocorreu no âmbito de investigação de roubos com uso de arma de fogo que foram praticados também por um adulto, no dia 23 de novembro de 2021. Atualmente, o jovem já possui 18 anos. Ele foi apreendido em decorrência de mandado de internação expedido pela Justiça quando ainda era adolescente. O adulto ainda encontra-se foragido.

A Polícia Civil solicita que informações e denúncias sobre o adultou que ainda encontra-se foragido sejam repassadas à polícia por meio do Disque-Denúncia, no telefone 181. O sigilo do denunciante é garantido.

Nome da operação

O nome da operação faz referência a uma nomenclatura grega. Ision, origem da palavra isonomia, significa o justo (o direito), impor a Justiça. Os gregos colocavam a balança, com os dois pratos, na mão esquerda da deusa Diké, mas sem o fiel no meio, e, em sua mão direita estava uma espada. Declarava-se existir o justo quando os pratos estavam em equilíbrio.

A nomenclatura é em referência aos crimes combatidos no dia de hoje, de três esferas distintas, a fim de reduzir ainda mais a criminalidade na cidade. Além disso, tenta-se manter o “equilíbrio social” na cidade, tendo em vista que os dois adultos presos já tinham sido indiciados por crimes anteriores na cidade, com processos em andamento, e voltaram a ameaçar as vítimas – incidindo no crime de coação no curso do processo.