13/05/2025 as 10:24

RETOMADA FAFEN

‘Não podemos ficar inertes esperando as coisas acontecerem’, diz Mitidieri

Mitidieri iniciou a conversa destacando os desdobramentos da viagem à maior feira de petróleo e gás do mundo, a OTC (Offshore Technology Conference), em Houston.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

‘Não podemos ficar inertes esperando as coisas acontecerem’, diz Mitidieri

O governador Fábio Mitidieri concedeu entrevista por telefone, nessa segunda-feira, 12, ao radialista Narcizo Machado, na rádio Fan FM, e falou sobre os principais avanços recentes do Governo de Sergipe. Entre os destaques, estiveram os resultados da missão internacional em Houston, nos Estados Unidos, a retomada da Fafen pela Petrobras, os investimentos em infraestrutura, saúde, esporte e o novo ciclo econômico impulsionado pelo gás natural. Mitidieri iniciou a conversa destacando os desdobramentos da viagem à maior feira de petróleo e gás do mundo, a OTC (Offshore Technology Conference), em Houston.

O governador classificou a agenda como muito produtiva e revelou que a delegação sergipana conseguiu se reunir com grandes players do setor, ampliando o reconhecimento do estado no mercado internacional. “Hoje, quando chegamos nesses eventos, esses grandes players já conhecem Sergipe. Já conhecem a nossa equipe, que senta à mesa e participa das discussões. Isso mostra que estamos nos destacando”, afirma. Entre as boas notícias trazidas dos Estados Unidos, Mitidieri anunciou que a Petrobras confirmou a retomada da Fafen, hoje operada pela Unigel. “Essa é uma conquista importante que envolve mais de mil empregos diretos e indiretos, somando a Fafen com as misturadoras do entorno”, detalha. A estatal também deve anunciar, nos próximos meses, a operadora responsável pela unidade, em um processo que promete gerar novos investimentos industriais. Outro resultado positivo da missão foi o encontro com o grupo americano Optimus, que firmou compromisso para instalar um datacenter em Nossa Senhora do Socorro. “É um mercado bilionário. O investimento inicial será de 1 bilhão de dólares. Já iniciamos os trâmites para que a obra comece no início de 2026”, destaca Mitidieri.

O governador também ressaltou o papel estratégico do projeto “Sergipe Águas Profundas” para o futuro da economia estadual. Segundo ele, a licitação marcada para agosto pode iniciar um novo ciclo econômico. “Estamos falando da exploração de gás em águas profundas, o que pode atrair mais indústrias, empregos qualificados e oportunidades para os sergipanos. Só para apresentar propostas, as empresas investem cerca de 20 milhões de dólares. Só vai quem realmente tem interesse e capacidade de investir”, reforça. Mitidieri afirmou que Sergipe não pode “ficar inerte esperando que as coisas aconteçam”.

“Precisamos criar relacionamentos, participar dos grandes eventos e realizar eventos. É isso que temos feito com o Sergipe Oil & Gas em São Paulo, no Rio e aqui no estado. Não existe espaço confortável nesse mercado. A gente precisa correr atrás, e graças a Deus, as coisas estão acontecendo”, declara.