27/02/2023 as 09:00

SECA

Mais de 30 mil atingidos pela estiagem não recebem assistência em Sergipe

São 52.543 pessoas afetadas pelos efeitos da seca e estiagem no Estado

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mais de 30 mil atingidos pela estiagem não recebem assistência em Sergipe

Conforme aponta o Monitor da Seca, disponível no site da Defesa Civil Estadual, não há seca significativa desde o ano passado em Sergipe. No entanto, apesar disto, oito municípios sergipanos estão em situação de emergência, sendo seis por estiagem e dois por seca, com um total de 52.543 mil afetados e apenas 20.760 assistidos pelo governo, com Operação Carro-Pipa Federal. Ou seja, mais de 30 mil pessoas atingidas pela estiagem e seca em Sergipe não estão sendo assistidos. Enquanto uns sofrem com os efeitos da falta de chuvas, outros cerca de 94 mil foram atingidos pelas chuvas intensas ocorridas em novembro do ano passado nos municípios de Itabaianinha e Tobias Barreto. Essas duas cidades decretaram estado de emergência por conta da tempestade local.

Anos anteriores
Em 2022, um total de 24 municípios emitiram pedido de situação de emergência por seca ou estiagem e 18 deles receberam o decreto do Governo do Estado. Além disso, um fato relevante do ano passado foi o decreto de emergência para o Município de Canindé de São Francisco, por conta das chuvas intensas registradas no mês de maio daquele ano. De 2017 para cá, o Estado emitiu mais de cem decretos por situação de emergência para municípios sergipanos, por estiagem ou seca. Em 2017, por exemplo, foram solicitados quase 30 decretos, com mais de 545 mil pessoas afetadas. No ano seguinte, 2018, o número reduziu para um total de 18 solicitações e cerca de 260 mil pessoas atingidas pelas secas ou estiagem. Em 2019, portanto, o número subiu consideravelmente para 41 municípios em situação de emergência.

Caindo em 2020 para 31 decretos. Neste ano, o primeiro da pandemia da Covid-19, também foi marcado pelo derramamento de óleo em ambiente marinho, fazendo com que o Governo do Estado decretasse situação de emergência para Aracaju, que teve 250 mil pessoas afetadas, Barra dos Coqueiros, Brejo Grande, Estância, Itaporanga D’Ajuda, Pacatuba e Pirambu. Em 2021, foram decretadas cerca de 20 situações de emergência para municípios sofrendo com seca e estiagem, e mais de 18 mil pessoas afetadas. No início do mês de fevereiro, o governo realizou um encontro entre técnicos da gestão e da Universidade Federal de Sergipe (UFS), para discutir o Plano de Trabalho do Acordo de Cooperação Técnica, onde foi abordado sobre a criação da rede de monitoramento hidrometeorológica de Sergipe, bem como a realização de pesquisas e desenvolvimento em avaliação de águas subterrâneas para fins de abastecimento humano.

Segundo o superintendente da Defesa Civil estadual, tenente-coronel Luciano Queiroz, o objetivo desse eixo do plano é mitigar os efeitos no que diz respeito à seca e à estiagem no Estado, a fim de melhorar o atendimento aos municípios e diminuir as localidades a serem assistidas pela Operação Carro-Pipa. “Estas demandas estão voltadas para a perspectiva de pesquisa em águas subterrâneas naqueles municípios do semiárido sergipano e que convivem com constantes declarações de emergências hídricas, sendo requisitado o suprimento por carros-pipa para abastecimento humano”, explica.