28/02/2023 as 13:11

VOLUME PLUIVIOMÉTRICO

Vazão do Rio São Francisco diminuirá a partir desta terça-feira, 28

Volume atual de 2.000 m³/s passará para 1.500 m³/s e na quarta-feira, 1º de março, será de 1.100 m³/s

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em continuidade ao monitoramento do volume pluviométrico na Bacia do Rio São Francisco e na Usina Hidrelétrica de Sobradinho, por parte da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), o Governo de Sergipe, por meio da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec), comunica à população sergipana, sobretudo às comunidades ribeirinhas, que, a partir desta terça-feira, 28, o volume na vazão da Usina Hidrelétrica de Xingó passará dos atuais 2.000 m³/s para 1.500 m³/s, e na quarta-feira, 1º de março, será de 1.100 m³/s.

A diminuição de maneira gradativa da vazão ocorre em razão da diminuição das chuvas na Bacia do Rio São Francisco e da necessidade de atender a sequência da curva do volume de espera do Reservatório de Xingó para o período, estando a situação hidrológica permanentemente avaliada, podendo haver alterações nos valores em função da evolução das chuvas ou vazões na Bacia do Rio São Francisco.

Segundo o superintendente estadual de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel, Luciano Queiroz, tão logo o volume da vazão diminuiu pela metade, a Supdec adotou medidas em prol dos comerciantes ribeirinhos. "Desde que a defluência baixou para 2.000 m³/s, em 13 de fevereiro, orientamos as coordenadorias municipais da Defesa Civil que solicitassem à companhia de fornecimento de energia o religamento da parte elétrica dos estabelecimentos comerciais, o que foi acatado. Tal medida possibilitou aos comerciantes o retorno às vendas antes do período do Carnaval, e assim voltassem à normalidade das suas atividades comerciais", explicou.

Aumento da vazão
O volume de água das comportas da Usina Hidroelétrica de Xingó teve evolução gradativa desde o último 10 de janeiro em virtude de precipitações acima da média na Região Sudeste, aumentando os reservatórios das usinas hidrelétricas de Três Marias, no estado de Minas Gerais, e de Sobradinho, na Bahia, o que por conseguinte ocasionou a cheia na bacia do Rio São Francisco, tendo atingido o volume máximo de 4.000 m³/s em 16 de janeiro, permanecendo esse índice até o dia 3 de fevereiro, quando baixou para 3.500 m³/s, diminuindo gradativamente até o estágio atual.

A Supdec ressalta que em caso de novas alterações de vazão a população será informada por meio dos veículos de comunicação e ainda por mensagem de alerta da Defesa Civil Estadual via SMS.

 

Fonte: Governo de Sergipe