26/06/2026 as 11:31

CIDADE HISTÓRICA

Estação Ferroviária de São Cristóvão passará por restauração e requalificação

Além da preservação do patrimônio histórico, a obra proporcionará melhorias na infraestrutura urbana, ampliando as opções de lazer,

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Estação Ferroviária de São Cristóvão passará por restauração e requalificação

Prédios da Estação Ferroviária e da Capelinha, em São Cristóvão, serão restaurados, por meio de recursos do programa federal Novo PAC – Cidades Históricas, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). A cerimônia de assinatura da ordem de serviço acobntecerá na próxima terça-feira, 30, às 8h30, no Largo da Estação, Centro Histórico do muncípio. 

Com investimento superior a R$ 5 milhões, a obra tem o objetivo de recuperar importantes edifícios históricos de São Cristóvão e revitalizar o largo da estação ferroviária, tornando o espaço mais seguro, acessível, confortável e atrativo para os moradores, comerciantes e turistas. Além da preservação do patrimônio histórico, a obra proporcionará melhorias na infraestrutura urbana, ampliando as opções de lazer, convivência, mobilidade e uso dos espaços públicos. 

A área total de intervenção é de mais de 9.500m².  Os principais serviços a serem feitos são a restauração da Estação Ferroviária, da Capelinha, execução de mais de 5.500 m² de pavimentação em blocos intertravados e pisos acessíveis, implantação de aproximadamente 400 metros de galerias de drenagens de águas pluviais, construção de calçadas acessíveis e caminhos para pedestres, implantação de ciclovias, entre outras importantes intervenções. 

O prefeito da cidade, Júlio Nascimento, celebra mais um passo significativo para São Cristóvão. “Essa obra vai representar mais qualidade de vida para a população, com melhorias na acessibilidade, mobilidade, drenagem, pavimentação e criação de espaços mais seguros e acolhedores. É um investimento que fortalece o turismo, impulsiona a economia local e reafirma o nosso compromisso com a preservação do patrimônio histórico e cultural da Cidade Mãe de Sergipe, garantindo que ele continue sendo motivo de orgulho para as futuras gerações."