07/11/2022 as 14:15

CHUVAS CONTINUAM

Defesa Civil emite novo alerta de chuva para Aracaju

O alerta foi encaminhado à população através do Serviço SMS 40199

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Nesta segunda-feira, 7, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), emitiu um novo alerta de chuva moderada para as próximas 24h. A medida ocorre em atenção às previsões encaminhadas pelo serviço de previsão meteorológica do ClimAju e dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

O alerta foi encaminhado à população através do Serviço SMS 40199, no final da manhã, de maneira que, especialmente os moradores de áreas de risco possam redobrar o estado de observação, para acionar rapidamente a Defesa Civil, caso sejam verificadas situações de anormalidade.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta que a Prefeitura de Aracaju mantém suas equipes preparadas para atuar diante das necessidades que possam surgir. "O trabalho ocorre de maneira preventiva e com integração entre os órgãos da gestão municipal, que atuam de maneira coordenada para reduz transtornos à população assim como para reduzir riscos", indica.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, no período de vigência do alerta de 72h, emitido na última quinta-feira, 3, foram registrados 61,2 milímetros de chuva, na capital.

"Essa chuva ocasionou pancadas intensas e passageiras, no primeiro dia. Já no segundo dia, não houve acumulado significativo e nas últimas 24h do alerta, foram observadas precipitações distribuídas em toda a cidade, sem impactos severos", detalha Rabelo.

Nesse mesmo período, foram registradas sete ocorrências, porém, apenas três relacionadas à chuva. "Entre essas, duas estiveram relacionadas a alagamento, rapidamente sanado com intervenção da empresa Municipal de Obras e Urbanização (EMURB), e colapso de cobertura, em edificação desocupada", destaca o coordenador.

Em situação de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada através do serviço 199, que funciona 24h, com equipes preparadas para realizar avaliação de risco e adotar as medidas necessárias à segurança dos solicitantes. Além disto, há monitoramento sistemático, especialmente, nas áreas mais vulneráveis ao impacto da chuva.

ClimAju
A Prefeitura de Aracaju disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível através do site aracaju.se.gov.br/climaju , também possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias.

Serviço de alerta 40199
Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

O serviço possibilita que a população tenha informações, de maneira antecipada, sobre condições que demandem atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.

 

Fonte: PMA