04/01/2019 as 09:12

Atrapalhando

Belivaldo declara que Prefeitura de Lagarto está dificultando obra em adutora

Belivaldo afirmou que já falou com o prefeito afastado Valmir e com a atual prefeita, mas nenhum dos dois resolveu o problema

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Atrapalhando 1

Ainda repercute em Lagarto a fala do governador Belivaldo Chagas em entrevista à TV Sergipe, onde ele disse que a prefeitura estaria dificultando a realização da duplicação de uma adutora que vai beneficiar toda a região sul, até Tobias Barreto. Belivaldo afirmou que já falou com o prefeito afastado Valmir e com a atual prefeita, mas nenhum dos dois resolveu o problema – que seria apenas autorizar a utilização do solo.

Atrapalhando 2
“Falta apenas um documento para utilização do solo, mas a prefeitura não libera. O Estado tem recursos em caixa para realizar a obra e pode perder R$ 70 milhões, porque a prefeitura está criando dificuldades”, disse Belivaldo.

Aproximando 1
Nos bastidores da política começam a surgir notícias sobre uma suposta aproximação do deputado federal Gustinho Ribeiro (SD) com o governador Belivaldo Chagas (PSD). Gustinho poderia voltar a fazer indicações na gestão de Belivaldo. Em conversa com a coluna, o deputado disse que até o momento não há nenhuma articulação neste sentido.

Aproximando 2
“Mas no campo pessoal temos uma boa amizade com Belivaldo e seus familiares”, falou o parlamentar do Solidariedade. Ele ainda falou que como parlamentar está disposto a ajudar o Governo de Sergipe – e automaticamente ajudar a população sergipana.

Presidência
O deputado estadual Luciano Bispo (MDB) continua presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe. A nova legislatura será iniciada no dia 1º de fevereiro, quando os novos deputados tomarão posse e deverão eleger o novo presidente da Casa.

Cargos
Sobre indicação de cargos no plano federal, Gustinho Ribeiro avalia que no momento deve-se construir um ambiente favorável para que o presidente Bolsonaro possa implantar o seu projeto para o Brasil. O Solidariedade está avaliando internamente e em conversas com o governo se irá indicar cargos na esfera federal. Caso a sigla passe a integrar a base governista o sergipano não desconversa e diz que gostaria de indicar ocupantes para a estrutura do Governo Federal no Estado.


Menos secretarias
Após a reforma administrativa feita pelo governador Belivaldo Chagas, Sergipe deixou de ter 19 secretarias e passará a ter 14, o que faz com que o Estado passe a ser o terceiro com menos pastas no país, ficando atrás de Goiás e de Mato Grosso do Sul, que possuem 12. Ainda dentro dessa nova formulação administrativa serão reduzidos 900 cargos comissionados, o que representará uma economia de R$ 10 milhões por ano. Até 31 de dezembro de 2018 a estrutura contava com 3.063 cargos em comissão e a partir deste ano passará a ter 2.163.

Orgulho 1
O vereador Professor Bittencourt (PCdoB) comemora, mais uma vez, o êxito da gestão de Edvaldo Nogueira na transformação da cidade de Aracaju nesses dois anos de mandato. O site de notícias G1 publicou esta semana o ranking dos prefeitos das capitais do Nordeste que mais cumpriram suas promessas. Edvaldo Nogueira, pelo segundo ano consecutivo, apareceu em primeiro lugar, com 37% das promessas cumpridas. Em segundo aparece Natal, com 29%. A terceira colocação teve um empate: Salvador e João Pessoa tiveram 28% das metas alcançadas.

Orgulho 2
O G1 apontou que, nesses dois primeiros anos de mandato, das 51 promessas registradas por Edvaldo à Justiça Eleitoral 19 já foram cumpridas integralmente. Da totalidade de proposições, 20% já foram cumpridas em parte, o que equivale a dez promessas. Para os próximos dois anos, 22 propostas serão cumpridas, obedecendo ao Planejamento Estratégico, afirmou Bitencourt.


Monitoramento nutricional
O ambiente escolar é o local onde as crianças e adolescentes passam a maior parte do tempo, por isso o deputado estadual Moritos Matos apresentou na Assembleia Legislativa o projeto de lei 131/2017, que dispõe sobre o Programa de Monitoramento Nutricional nas unidades escolares da rede pública estadual de ensino. “O objetivo da propositura é auxiliar na manutenção do peso das crianças e adolescentes da rede pública de ensino”, disse Matos.

Votação PL
Ontem, conforme esta coluna acompanhou, ocorreu a votação do projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a ceder créditos decorrentes de royalties, participações especiais e compensações financeiras relacionados à exploração de petróleo e gás natural, recursos hídricos e minerais, para capitalização Finanprev/SE. Porém, os deputados só tiveram acesso ao conteúdo minutos antes da discussão e votação.

enda das ações
Ao ser questionado sobre ser ou não favorável à venda das ações do Banese e da Deso para tentar solucionar a crise financeira, o deputado Francisco Gualberto (PT) disse: “Eu não sou a favor da privatização! É uma posição ideológica minha, formada ao longo dos anos. Nenhum governo conta com meu apoio para privatizar”.

Aperipê
O governador Belivaldo Chagas (PSD) registrou na rede social, em seu perfil pessoal, o convite que foi feito para integrar a equipe: “Acabei de convidar Conceição Vieira para assumir a Fundação de Cultura e Arte Aperipê, que é o órgão resultante da fusão da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Aperipê. Ela aceitou!”.

Será amargo
Ontem, o deputado estadual Zezinho Guimarães (MDB) afirmou na Tribuna da Assembleia de Sergipe: “Todos nós sabemos que o remédio para a solução da Previdência será amargo e não vai ser se escondendo ou querendo fazer jogo para a plateia, divulgando nas redes sociais que esta não é a solução”.