09/06/2020 as 09:56

NEGROS

Discussões sobre racismo que estão sendo pautadas pela sociedade

Em ano de eleição municipal e em meio às discussões sobre racismo que estão sendo pautadas pela sociedade, a coluna apurou que apenas dois dos 75 prefeitos de municípios sergipanos são negros

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

NEGROS 1
Em ano de eleição municipal e em meio às discussões sobre racismo que estão sendo pautadas pela sociedade, a coluna apurou que apenas dois dos 75 prefeitos de municípios sergipanos são negros. Além disso, apenas um vice é também negro. Os prefeitos são Arodoaldo Chagas, conhecido como “Negão”, de Carira, e Genivaldo Costa Santos, o “Dadau”, de Santo Amaro. O vice é José Chagas, de Pinhão.

NEGROS 2
As informações estão registradas no banco de dados do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, onde também consta que na última eleição municipal, no ano de 2016, apenas 4,25% de todos os políticos eleitos (vereadores, prefeitos e vice) se declararam negros. Ou seja, dos 941 candidatos eleitos naquele pleito apenas 40 eram negros – dois prefeitos, um vice e 37 vereadores, em todo o Estado. Naquela eleição, 67% dos eleitos eram pardos e 27,5% se definiram como brancos (259 vereadores, vices e prefeitos).

NEGROS 3
Os dados são muito relevantes para exemplificar a baixa representatividade dos negros em cargos eletivos, já que de acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (Pnad), 71,5% da população é parda e 8,2%, preta. Outro dado relevante é que 83% dos eleitos são homens – ou seja, 83% dos políticos com cargos eletivos hoje nos municípios são homens.

DESCENDENTE
A curva com o número de mortes por Covid-19 em Sergipe apresentou uma ligeira queda. A informação está em um gráfico publicado ontem pela manhã no portal Poder 360, que compilou a média semanal de mortes por Covid-19 em cada unidade da federação. Sergipe é um dos casos onde o gráfico aponta um princípio de queda, seguido por novo aumento – mas com a curva ainda abaixo do ponto máximo. O gráfico foi feito com os dados divulgados até o último domingo, dia 7.