16/07/2018 as 07:40

ENTREVISTA: JOSENITO VITALE

“Se compararmos a atual e a gestão anterior, iremos constatar diversos avanços”

Desde o último dia 5 o vereador Josenito Vitale comanda interinamente a Prefeitura de Aracaju.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

“Se compararmos a atual e a gestão anterior, iremos constatar diversos avanços”

Desde o último dia 5 o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), vereador Josenito Vitale, o “Nitinho” (PSD), comanda interinamente a Prefeitura de Aracaju. Isso porque o prefeito Edvaldo Nogueira está fora do país e a primeira-dama Eliane Aquino não pode ocupar o comando da Prefeitura, porque tem pretensões eleitorais para este ano. Neste papo com o JORNAL DA CIDADE, Nitinho falou sobre o funcionamento das CPIs da Saúde e do Lixo, afirmou que não será candidato e garantiu que as verbas indenizatórias estão sendo utilizadas de forma correta. Confira a entrevista.

 

JORNAL DA CIDADE - Como será a sua breve gestão na PMA? Será mais protocolar, ou o senhor pretende deixar uma marca, neste curto espaço de tempo?


NITINHO VITALE - Minha breve gestão será apenas protocolar, porque estamos aqui interinamente cumprindo um espaço de poucos dias. Não vejo porque você querer ampliar ou criar espaços em tão pouco tempo, até porque acredito na gestão Edvaldo Nogueira à frente da Prefeitura de Aracaju. Só agradeço a oportunidade que ele (Edvaldo) me deu, como homem público, de viajar e deixar a administração municipal sob a responsabilidade do Poder Legislativo.

 

JC - Qual será seu maior desafio neste período?


NV - Não acredito que tenha desafio, apenas estarei dando continuidade ao trabalho do prefeito e de sua equipe competente e dinâmica.

 

JC - Como o senhor avalia a gestão do prefeito Edvaldo? Está atendendo às demandas da população? Os aracajuanos estão satisfeitos com a gestão de Edvaldo?


NV - Se você comparar a atual e a gestão anterior iremos constatar diversos avanços e que Edvaldo está cumprindo diversas promessas de campanha: Colocou o salário dos servidores em dia ao pagar 14 folhas em um ano; diversas obras acontecendo em vários bairros. Por essas e muitas outras ações acredito que a população esteja satisfeita com o seu trabalho. Não tenho dúvidas que ao final deste mandato a população irá reconhecer e aplaudir o trabalho de Edvaldo Nogueira.

 

JC - Qual o setor que precisa melhorar na PMA? Como vereador, qual o setor que você ouve mais reclamações?


NV - Lógico que problemas sempre irão existir e ninguém vai conseguir agradar a todos, mas tenho certeza que o melhor está sendo feito. Como é de se esperar, a Saúde é o que mais ouvimos reclamações, mas o prefeito Edvaldo Nogueira está empenhado em melhorar cada vez mais. Dificuldades sempre vão existir, a exemplo da falta de alguns medicamentos, mas avanços estão sendo construídos com a modernização da marcação de exames, onde o usuário do sistema municipal de saúde terá sua ficha online. Acredito que melhore ainda mais a saúde até o final da gestão.

 

JC - Na Assembleia houve alívio com o julgamento do TSE sobre as subvenções. E como está o caso das verbas indenizatórias na CMA?


NV - Depois daquele processo, que transcorre na Justiça e que ainda será analisado pelo TJ, a verba indenizatória transcorre dentro da normalidade na Câmara. Em 2016 assinamos um TAC com o Tribunal de Contas de Sergipe e estamos cumprindo todas as determinações exigidas, comprovando que está tudo normal.

 

JC - Como funcionam hoje as verbas indenizatórias, após todo o problema e investigação gerada pelo Deotap?


NV - As verbas indenizatórias estão funcionando no mesmo modelo, apenas modificamos algumas regras, por exigência do Tribunal de Contas, mas tudo está acontecendo com sempre foi, só que de uma forma bem mais transparente. Uma prova disto é que aumentamos a nota de transparência, dada pelo TCE, de pouco mais de um ponto para quase oito pontos.

 

JC - As duas CPIs que tramitam na Casa (Saúde e Lixo) estão funcionando bem? Qual o resultado esperado delas?


NV - O meu papel enquanto presidente da Câmara Municipal de Aracaju foi cumprido, que era de instalar, respeitar a decisão da maioria dos vereadores e nomear os membros. O andamento da CPI é de responsabilidade dos presidentes de cada Comissão, no caso Vinicius Porto, da Limpeza Urbana, e Seu Marcos, da Saúde. Após a conclusão das investigações, daremos o encaminhamento legal necessário e do que for decidido pelos integrantes das duas CPIs.

 

JC - O senhor pretende disputar mandato de deputado estadual, como já fez?


NV – Não. Irei concluir meu mandato como vereador e executar minhas metas para o fortalecimento Poder Legislativo.

 

JC - Quais são os seus pré-candidatos para a eleição deste ano?


NV - Meus pré-candidatos todo mundo sabe. Serão Belivaldo Chagas para o Governo, Jackson Barreto para o Senado, Fábio Mitidieri para deputado federal e Maísa Mitidieri para deputada estadual.

 

JC – Com Belivaldo no PSD, o partido pode pleitear a vaga de vice ou outro cargo na majoritária?


NV - Belivaldo Chagas já é membro do PSD, não tem porque pleitear uma chapa puro sangue. Iremos deixar esta vaga para que outro partido agregue valor ao nosso candidato.

 

Max Augusto/Equipe JC