05/02/2020 as 09:06

Aracaju

Vereadores retornaram aos trabalhos ontem

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Nitinho (PSD), a sessão foi para ler o requerimento para mudança do período do recesso parlamentar.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Ontem, os vereadores de Aracaju retornaram às atividades na Câmara com uma sessão extraordinária que durou aproximadamente meia hora. Na oportunidade, foi feita a abertura dos trabalhos na Casa e a leitura do requerimento de urgência referente ao período de recesso dos parlamentares.
Vale registrar que o retorno para a Câmara ocorreu de forma antecipada e motivada após uma autoconvocação para realizar sessão extraordinária durante o período de 4 a 13 de fevereiro, a fim de discutir e votar alguns projetos que ficaram pendentes, assim como a proposta de novo prazo para solicitação de isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Nitinho (PSD), a sessão foi para ler o requerimento para mudança do período do recesso parlamentar. “Enquadrar-se ao modelo nacional, sobre a mudança das férias dos vereadores. Agora estamos colocando para ficar como o Congresso Nacional e Assembleia Legislativa. A votação não deu tempo no ano passado, mas agora vamos enquadrar aquilo que a sociedade tanto cobrou que era a diminuição do recesso”, comentou.

No entanto, após a leitura, hoje, os vereadores vão votar o projeto do recesso parlamentar – de 90 para 55 dias – sobre a isenção do pagamento do IPTU e outros de interesse dos parlamentares, conforme registrou o presidente da Câmara de Aracaju. “Vale lembrar que as sessões não têm custo extra. Aqui é tudo extraordinariamente”, acrescentou.

Conforme detalhou Nitinho, nesse primeiro momento, entre as proposituras que serão analisadas destaca-se o projeto de lei de autoria do Poder Executivo, que garante novo prazo para solicitação IPTU por parte de contribuintes que atendem aos requisitos de isenção. O PL estabelece ainda o perdão de dívidas anteriores relacionadas ao imposto e simplifica procedimentos de comprovação de renda e propriedade do imóvel.
Além desses, ainda tem a prioridade de colocar na pauta de discussão da Câmara de Aracaju o Regimento Interno e Lei Orgânica.

Sessão ordinária
Enquanto isso, no dia 18 de fevereiro será realizada a primeira sessão ordinária de 2020, que contará com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira (sem partido) para fazer a tradicional mensagem destinada aos vereadores, abrindo assim oficialmente as atividades parlamentares.