07/02/2020 as 08:46

Alese

CPI da Pedofilia vai analisar casos na próxima semana

Somente ano passado, o número de casos aumentou em mais de 15% em relação a 2018.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) se reunirá nos próximos dias para avaliar os casos de estupro de vulneráveis e definir um plano de ação. Somente ano passado, o número de casos aumentou em mais de 15% em relação a 2018.

O presidente da CPI da Pedofilia, deputado Samuel Carvalho, pretende marcar uma reunião na próxima semana com todos os membros da comissão para fechar o plano de atuação em 2020.

“Eu tenho como pauta sugestiva para que seja aprovada a questão de a gente fazer uma análise, como se encontra a rede de proteção da criança e do adolescente e de que forma as crianças que foram abusadas, como estão sendo cuidadas, pós o trauma ocorrido nesse crime hediondo”, entende.
Samuel Carvalho disse ainda que a CPI da Pedofilia recebeu algumas denúncias nos últimos meses e na reunião os integrantes vão decidir (ao verificar os casos) se farão a investigação. “Ou se deixaremos que a Polícia Civil mesmo apure”, ressalta.


“A situação é grave aqui no Estado de Sergipe. Em 2019, comparado com o ano retrasado, houve um aumento de mais de 15% dos casos de estupro de vulneráveis e estaremos acompanhando de perto a situação para dar uma resposta à sociedade sergipana desse tema muito importante”, complementa.

Comissão
A CPI da Pedofilia foi criada em agosto de 2019, com a finalidade de combater os casos registrados e dar um apoio às vítimas e aos familiares. É composta por cinco membros: os deputados Dr. Samuel Carvalho (presidente), a deputada Diná Almeida (Pode), vice-presidente o deputado Capitão Samuel (PSC) e relatores, as deputadas Goretti Reis (PSD) e Maisa Mitidieri (PSD).


Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE) mostram que em 2018 397 crianças foram estupradas no Estado e no primeiro semestre de 2019 foram registrados 222 casos de estupro de vulneráveis. Aracaju aparece com 59 registros, seguida pelos municípios de Nossa Senhora do Socorro, com 22 casos, e Itabaiana, com 11 casos.