23/03/2024 as 01:05

ENTREVISTA

“Emília é bem preparada para a Prefeitura de Aracaju"", Edivam Amorim

Amorim, que trabalha muito política nos bastidores, se expôs na mídia nos últimos quatro dias.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O PL, partido que elegeu oito prefeitos na eleição municipal de 2020 em Sergipe e perdeu três, tende a crescer no pleito eleitoral de 2024 e trabalha o projeto de eleger a vereadora e pré-candidata à Prefeitura de Aracaju, Emília Corrêa. Outro nome no qual o partido aposta para o sucesso nas urnas é o do ex-prefeito Valmir de Francisquinho, que deseja voltar ao comando político e administrativo de Itabaiana. Ambos aparecem bem nas pesquisas. Amorim, que trabalha muito política nos bastidores, se expôs na mídia nos últimos quatro dias. Ao Jornal da Cidade, qualificou, na entrevista a seguir, o seu irmão, o ex-senador Eduardo Amorim (PSDB), como um bom quadro para vice de Emília, mas deixou claro que essa discussão será feita com o grupo e sob a liderança da pré-candidata. Ele deseja ver o seu partido disputando o governo de Sergipe em 2026.

Eugênio Nascimento
Da equipe do JC
 

JORNAL DA CIDADE - O PL tem quantas prefeituras em Sergipe?
EDIVAM AMORIM - Elegemos oito prefeitos em 2020: Itabaiana, Neópolis, Japoatã, Nossa Senhora Aparecida, Pinhão, Muribeca, Ribeirópolis e Malhador. Destes, os cinco primeiros continuam filiados ao PL.
 

JC -  O PL disputará prefeituras em quantos e quais municípios de Sergipe em 2024?
EA - Disputaremos em vários municípios, sendo esta a maior participação do PL em eleições municipais dos últimos anos.
 

JC -  Há reais condições do PL no eleger Emília Correa prefeita de Aracaju? E Valmir de Francisquinho em Itabaiana? Por quê?
EA - Lógico. As pesquisas apontam ambos como favoritos em seus respectivos municípios. Valmir já é um nome testado e aprovado em Itabaiana, por sua gestão exemplar, que conseguiu eleger seu sucessor Adailton Souza. Em Aracaju, Emília é o nome mais preparado para comandar os rumos da nossa capital, que carece de uma visão futurista e ainda não oferece serviços públicos de qualidade em diversos setores essenciais.
 

JC -  O PL é um partido competitivo e pretende disputar o governo de Sergipe em 2026? Também disputará a sucessão de Lula?
EA - Nossa preocupação maior neste momento são as eleições municipais. Fortalecer a sigla no estado a partir do maior número de prefeitos, vices e vereadores eleitos. Mas tenho certeza que o PL apresentará, novamente para Sergipe, um nome que represente uma mudança na forma de governar o estado, bem como para presidente da República.
 

JC - Tem opções de nome para SE e para o Brasil, ainda que não seja Bolsonaro?
EA - Para Sergipe vamos discutir nomes no momento certo. Nacionalmente temos o patrimônio político do ex-presidente Bolsonaro, cujo apoio será decisivo para qualquer candidatura.
 

JC -  O seu irmão, Eduardo Amorim, ainda que seja do PSDB, poderá ser o vice de Emília?
EA -Eduardo é um nome qualificado e que honra Sergipe por uma trajetória limpa, séria e transparente em seus mandatos de deputado federal e senador. Seu histórico político é marcado por pautas e conquistas essenciais para Sergipe, a exemplo do Hospital do Câncer, idealizado lá atrás por ele e que agora começa a ganhar vida. Eduardo engrandece qualquer chapa majoritária, mas essa discussão será feita com o grupo e sob a liderança da nossa pré-candidata Emília Corrêa.

JC -  Você considera ser candidato a vice de Emília? Pensa em outro cargo para você em 2026?
EA - Não sou e nem serei candidato a qualquer cargo.
 

JC -  Você prefere a atuação nos bastidores? Por quê?
EA - Meu perfil é de diálogo, de arregimentar forças, lideranças e agregar. É preciso saber ouvir, ter paciência, administrar conflitos internos, que são características que eu trago no meu dia a dia. Dessa forma, acredito que minha atuação nos bastidores contribui no processo político do partido do qual sou presidente.

JC -  O que o PL pode fazer na PMA que lhe diferencie de seus opositores?
EA - Primeiro pela qualidade da nossa pré-candidata. Uma mulher preparada, defensora pública, que conhece a realidade de famílias simples de Aracaju, vereadora combativa, atuante e respeitada. Emília tem todas as características e condições para enfrentar os enormes desafios da capital, com pulso firme e visão futurista. Esse é o nosso principal diferencial. 

JC -  Emília candidata adotará discurso bolsonarista e antipetista? Por quê?
EA - Emília tem falado nas entrevistas de forma muito clara sobre essa questão. Aracaju é maior do que qualquer disputa ideológica entre direita, esquerda, Bolsonaro, Lula. Quem mora na periferia quer saber da qualidade no atendimento de saúde, da escola do seu filho, do transporte público, do buraco na rua. A comparação que o eleitor fará é com a qualidade e as propostas de cada candidato, seu histórico e suas características para enfrentar os problemas de Aracaju.