28/08/2025 as 17:08
NOVO LOCALDeputada também lembrou que a distribuição de refeições contraria orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A deputada Linda Brasil (Psol) criticou, nesta quinta-feira (28), a transferência do Restaurante Popular Padre Pedro para o Espaço Zé Peixe, no centro de Aracaju. Para a parlamentar, a medida demonstra “falta de planejamento” e expõe a população a riscos.
O Restaurante Popular Padre Pedro, agora localizado no Espaço Zé Peixe, na avenida Ivo do Prado, 25, no Centro de Aracaju. Segundo o Governo de Sergipe, a nova unidade foi inaugurada com melhorias que ampliam conforto, acessibilidade e agilidade no atendimento, fortalecendo a política pública de combate à fome e à insegurança alimentar no estado.
Linda Brasil falou que a mudança prejudicou pessoas em situação de rua, trabalhadores do centro e demais usuários do serviço. “É inadmissível a quantidade de mudanças que o restaurante sofreu sem uma definição de espaço fixo. As pessoas precisam ter dignidade para se alimentar em um local seguro, adequado e acessível, e não da forma como está sendo feito”, afirmou.
A deputada destacou que o novo endereço não oferece estrutura mínima para os beneficiários. “O espaço Zé Peixe deveria ser destinado à cultura e ao artesanato local, mas está sendo usado de forma provisória e inadequada. Recebemos denúncias e imagens mostrando pessoas se alimentando no chão, cadeirantes enfrentando dificuldades para acessar a fila e idosos em situação de vulnerabilidade. O local é perigoso, com tráfego intenso, e não há conforto para quem precisa se alimentar ali”, declarou.
Linda Brasil também lembrou que a distribuição de refeições contraria orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira (2014), do Ministério da Saúde. “As características do ambiente onde comemos influenciam a qualidade da refeição. Locais limpos, tranquilos e confortáveis ajudam a valorizar a alimentação e a saúde. O que vemos hoje é o oposto disso”, criticou.
A parlamentar informou que protocolou uma indicação para a construção da Cozinha Solidária Padre Pedro, que deverá garantir um espaço permanente, com condições adequadas de preparo e consumo das refeições. “Queremos um ambiente seguro, com acomodações para adultos, crianças e pessoas com deficiência. Não podemos admitir que a população siga sendo tratada sem o mínimo de cuidado”, ressaltou.
Apesar das críticas, Linda Brasil reconheceu a importância da ampliação do serviço para outros bairros, como Santa Maria e Bugio, mas reforçou que a descentralização deve ocorrer sem comprometer a qualidade. “É preciso planejamento. Não adianta descentralizar de forma improvisada, sem pensar nos impactos. O Governo precisa rever essa decisão desastrosa”, concluiu.
Para a secretária da Seasic, Érica Mitidieri, a inauguração representa o fortalecimento do compromisso da gestão com a população sergipana. “O Restaurante Popular Padre Pedro reforça o lema da nossa gestão em desenvolver ações que trazem cuidado, acolhimento e oportunidade para o povo. Mais do que oferecer uma refeição, ele assegura que as pessoas tenham acesso a comida de qualidade em um ambiente digno e humanizado”, declarou.
O deputado Adailton Martins (PSD) defendeu a mudança do Restaurante Popular Padre Pedro para o Espaço Zé Peixe, destacando que a decisão trouxe benefícios à população. “O restaurante passou a adotar o cadastramento de usuários por meio de reconhecimento biométrico, garantindo maior eficiência e segurança no acesso às refeições. Houve filas nas primeiras horas, mas a situação já foi normalizada. Hoje, a unidade no Espaço Zé Peixe oferece 1.500 almoços e 450 jantares por dia, enquanto no Espaço Cuidar, no Bugio, são servidos 300 almoços e 150 jantares diariamente. É o nosso Governo trabalhando e mostrando mais um grande projeto em favor da população”, afirmou.