29/10/2025 as 12:00
COLUNA ESPLANADAO clima esquentou na Praça dos Três Poderes. Há uma disputa velada entre padrinhos fortes para dois nomes que disputam a vaga deixada por Luiz Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O clima esquentou na Praça dos Três Poderes. Há uma disputa velada entre padrinhos fortes para dois nomes que disputam a vaga deixada por Luiz Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal. Um cotado é o senador e expresidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que costurou sigilosamente seu nome como representante da maioria dos senadores. Outro é o preferido do presidente Lula da Silva para o cargo, Jorge Messias, o advogadogeral da União. A despeito de Lula ter o poder de escolha, não sacramentou ainda o "Bessias" - ex-assessor jurídico de Dilma Rousseff - por temer a rejeição no plenário do Senado diante dos apoiadores de Pacheco. Lula joga com o tempo, tentando acalmar os ânimos. Ele sonha ter em Pacheco seu candidato a governador de Minas, convite feito no avião presidencial na viagem à China, mas o senador sabe que, hoje, não tem coalizão no Estado que sustente sua candidatura.
PALANQUE PARA LULA - O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (sem partido), se filiará ao MDB em 17 de novembro para reforçar o palanque do Presidente Lula da Silva no Nordeste. Pré-candidato ao Governo da Paraíba e favorito nas pesquisas, Cícero rompeu com o PP, de Ciro Nogueira, que não apoia o seu projeto junto ao de Lula. O evento contará também com as presenças de Baleia Rossi e Veneziano Vital do Rêgo, líderes do MDB.
CV EM DESESPERO - Os serviços de inteligência da Polícia Civil do Rio de Janeiro capturaram um print de uma mensagem do Comando Vermelho que está circulando pelos grupos de WhatsApp na cidade. No comunicado, a facção criminosa convoca aliados a ajudarem as lideranças dos Complexos do Alemão e da Penha. Pedem o auxílio de mototáxis e para moradores gravarem as cenas. Na mensagem o termo “chacina” é usado para falar da ação. EMBATE
NA ALEP - Projeto de lei que amplia o modelo cívico-militar para as escolas de tempo integral passa por um embate na Assembleia Legislativa do Paraná. Aprovada em 1º turno, a proposta voltou à Comissão de Constituição e Justiça, devido a emendas apresentadas pelos deputados da oposição. O modelo atende hoje cerca de 190 mil alunos no Paraná, e outros 10 mil aguardam na fila de espera. O Estado possui 312 escolas no formato, líder no ranking no Brasil.
MANCADA - O deputado Evair Vieira de Melo (PPES) apresentou Moção de Repúdio à participação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) na COP30. Envolvida no esquema de corrupção do INSS, a Confederação possui graves denúncias de fraudes e irregularidades que resultaram em descontos indevidos sobre aposentadorias e pensões do INSS.
TRÁFEGO ENTRE PORTOS - A Comissão de Viação e Transportes da Câmara debateu nesta segunda-feira (28) o tráfego entre Itajaí e Navegantes (SC), onde empresas levam até três horas para percorrer 11 km até os portos. Mais de 800 reclamações foram enviadas à ANTT, sem resposta. Nenhum dos 16 deputados catarinenses participou da audiência, conduzida por Marangoni (UNIÃO-SP). A região abriga o maior centro logístico do sul do País.
ESPLANADEIRA #5º edição do Flibaira (MG), com o tema “Literatura, Encruzilhada e A Rosa do Povo” acontece de hoje a domingo. #Marcio Rea, diretor-geral do ONS, é eleito vice-presidente em 2026 e presidente em 2027 do GO15. #Jornalista Juliana Rosa lançou o livro “De galinha a gavião: como impulsionar o voo da economia brasileira”. #Letícia Gaia, conselheira do MDB, representou o Brasil na Conferência Mundial Sinologia na China. #Drogaleste inaugurou sua 101ª unidade, em Santos-SP. #Bel Borba terá prélançamento de uma peça artística criada em homenagem ao jibuleu de 280 anos do Senhor do Bonfim, em Salvador.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião do Jornal da Cidade, sendo de responsabilidade total do autor.