03/07/2018 as 07:50

Saúde

SES recebe pauta da Associação de Renais Crônicos

Próximo encontro foi marcado para segunda-feira, 9.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

SES recebe pauta da Associação de Renais CrônicosFoto: SES

O secretário de Estado da Saúde, Valberto Lima, recebeu na tarde desta segunda- feira, 2, o presidente da  Associação de Renais Crônicos e Transplantados de Sergipe (Arcrese), Lúcio Alves, que entregou a ele a pauta de reivindicação com nove itens. Estavam presentes na reunião, membros da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) representada pelos vereadores Seu Marcos, Kitty Lima e Lucas Aribé. Juntos definiram um próximo encontro para a próxima segunda- feira, 9.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Valberto Lima, o encontro foi de suma importância para a construção de estratégias conjuntas. “Estamos construindo um diálogo e para avançarmos, formaremos uma comissão a fim de que as decisões sejam tomadas paritariamente. Esse encontro foi importante porque esses pacientes acumulam problemas e a nossa proposta é que as alternativas sejam encontradas uma a uma porque são soluções possíveis. Na próxima segunda- feira, estaremos com os membros dessa comissão para tratar de forma conjunta as questões referentes à pauta”, revela.

O presidente da Arcrese, Lúcio Alves, avalia como positiva a postura do secretário de Estado da Saúde e afirma que foi aberto um importante caminho para o diálogo. “Saímos daqui gratificados porque doutor Valberto demonstra a intenção em resolver os problemas existentes. Todas as vezes que se abre a possibilidade do diálogo adulto, maduro e respeitoso, a gente avança e foi isso o que aconteceu aqui. A sociedade civil organizada tem o papel de ajudar a gestão naquilo que for necessário e essa postura do doutor Valberto nos aproxima”, explica.

Para o presidente da Comissão da Saúde da CMA, Seu Marcos, a reunião foi muito produtiva e, segundo ele, a sinalização da formação dessa comissão abre caminho para a resolutividade das demandas apresentadas. “Teremos na comissão a representação de médicos nefrologistas, clínicas, Arcrese, Câmara e Assembleia Legislativa, bem como das secretarias municipal e estadual de Saúde. O secretário se comprometeu a após criarmos essa comissão discutirmos paulatinamente cada demanda da pauta. Agradecemos a doutor Valberto pela condução solícita de toda a reunião. Vemos a boa vontade dele como homem público em resolver as questões da saúde do Estado de Sergipe”, reconhece.