10/12/2018 as 11:29

Entrevsta

Proximidade do verão: momento ideal para você mudar seus hábitos

Procura por atividade física aumenta por quem quer aproveitar melhor a estação

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Proximidade do verão: momento ideal para você mudar seus hábitos

A gente sabe que a prática de atividade física é importante durante o ano todo. Porém, a procura costuma ser muito maior com a proximidade do verão. Esse movimento acontece porque o calor desperta nas pessoas a vontade de sair de casa e cuidar do corpo, principalmente, naqueles que querem correr atrás do prejuízo e tentar ficar em forma para aproveitar melhor a estação. Para destrinchar melhor o assunto, conversamos com o professor de Educação Física, Alysson Soares, gestor da Sport Connection. Acompanhe a entrevista abaixo.

REVISTA DA CIDADE – Há uma procura por academia, treinamento funcional e atividade física às vésperas do verão?
ALYSSON SOARES - - Todos os anos a procura pelo exercício físico de forma geral sofre uma sazonalidade, com períodos de baixo fluxo, nas academias em geral, como no período de inverno e carnaval, sendo que um dos períodos de maior demanda é realmente quando o verão bate na porta. Neste período as pessoas mais vaidosas se preocupam em se apresentar bem em trajes de banho ou com roupas mais leves. Porém, a recomendação é que se mantenha a regularidade, não buscando apenas benefícios estéticos para uma estação específica, mas sim para uma vida mais saudável, que trará como consequência um shape mais bonito também o ano inteirinho!

RC – Quais são as atividades mais recomendadas para quem precisa perder peso e definir rápido o corpo para a estação?
AS - Independentemente da atividade ou exercício físico escolhido, para se conseguir uma perda de peso saudável e definição muscular, é necessário que se tenha uma dieta condizente com a demanda calórica do indivíduo e de acordo com os objetivos. Mas respondendo especificamente o que foi perguntado, a musculação é, e continuará sendo, o exercício mais efetivo e seguro para a grande maioria dos casos, porém, a expansão de atividades como o Crossfit também é alternativa excelente para quem busca benefícios, quer seja na estética, quer seja na saúde.

RC – Quais são as melhores atividades para se praticar ao ar livre e que proporcionem resultado estético?
AS - A corrida é sem dúvida uma das melhores opções, sendo necessário que se busque acompanhamento de um profissional qualificado, pois é uma atividade que apesar de inerente aos instintos da motricidade humana, apresenta detalhes na execução do gesto técnico e planificação dos treinos que podem fazer a diferença entre se ter resultados positivos ou lesões. O ciclismo e treinamento funcional são também excelentes opções, mas a musculação continua se fazendo necessária para fins de hipertrofia visando o fortalecimento muscular, prevenção de lesões e aumento do metabolismo basal.

RC – Sem dieta não dá. Como o personal consegue fazer com que o cliente entenda a necessidade de uma alimentação balanceada, já que o exercício sozinho não faz milagre?
AS - O papel do personal trainer vai muito além de simplesmente orientar o exercício. Motivar e acompanhar o aluno na sua rotina diária, fora da academia, ajudam que o aluno mantenha o foco. Com a grande facilidade da comunicação implementada pelas redes sociais, o contato do coach com o seu aluno se torna mais frequente, e muitas vezes postagens em redes sociais nos ajudam a “fiscalizar” os hábitos alimentares dos alunos, procurando também não ser muito “xiita”. Equilíbrio é a palavra-chave, algumas refeições fora da dieta são permitidas e até “necessárias” para que o aluno não desista precocemente. Eu costumo acompanhar meus alunos em refeições livres em restaurantes, sempre sem exageros.

RC – Pessoas com mobilidade reduzida ou com algum problema de saúde também podem buscar o corpo perfeito?
AS - Não só como podem, como devem! Costumo dizer que os verdadeiros limites estão na mente, e as pessoas estão evoluindo muito em pensamento com relação a esse e outros aspectos relacionados ao exercício físico e esporte. Pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, idosos, pessoas com deficiência mental e crianças já são incluídas em programas de exercícios físicos que alguns anos atrás eram “proibidos”. Todos, sem exceção, devem também cuidar da promoção da saúde através das atividades, exercícios físicos e esportes, desde que devidamente avaliadas e liberadas por um médico especialista.