18/06/2019 as 15:13

Terceirização

Atendimentos crescem 200% no Nestor Piva

Empresa contratada emergencialmente é responsável pela logística da unidade

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Atendimentos crescem 200% no Nestor PivaFoto: Sérgio Silva

Há cinco meses, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), terceirizou o serviço da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva, localizada na zona Norte da capital. Entre agosto e dezembro de 2018, foram realizados 25.528 atendimentos na UPA. Já nos primeiros cinco meses de 2019, na gestão da empresa terceirizada, foram 73.838, o que significa um aumento de 189%. Com a terceirização, a empresa contratada emergencialmente passou a ficar responsável por toda a logística da unidade, seja a manutenção do prédio, segurança e videomonitoramento, até a composição da escala dos profissionais, incluindo os médicos.

A principal questão que travava a melhoria do fluxo de atendimento tinha relação com a escala médica. Atualmente, além de enfermeiros, auxiliares, e todas as demais categorias que atuam, a unidade conta com cinco médicos clínicos, sendo um deles exclusivo para visitas, dois ortopedistas, um cirurgião e um médico de ultrassom. 

“Naquele momento em que os médicos autônomos – RPAs – deixaram de atender, nós visualizamos o caos, no sentido de desassistência à população. Essa população começou a lotar outras estruturas, como o HUSE [Hospital de Urgência de Sergipe], e os hospitais regionais, no interior, estes, inclusive, que passam por um momento difícil. A empresa veio e fez o restabelecimento do atendimento e conseguiu fazer um direcionamento melhor dos pacientes. Foi uma medida amplamente discutida dentro da gestão e, principalmente, com os profissionais que atuavam no Nestor Piva e que foram realocados em outras unidades. Tudo foi feito de maneira transparente e aberta”, destacou o secretário adjunto da SMS, Carlos Noronha. 

De acordo com Jória Dias, atual gerente do Nestor Piva, melhorias na disposição dos setores e alas da UPA também foram realizadas, o que ajudou a otimizar o serviço ofertado. “Outra medida que tomamos foi realizar um curso de atendimento ao cliente com os funcionários da recepção, isso para que quem chegar seja acolhido da melhor forma. Essa atitude humaniza o serviço, humanização”, afirmou.