26/08/2019 as 14:02

PESQUISA NACIONAL

IBGE começa pesquisa sobre a saúde do brasileiro

Serão entrevistados mais de 100 mil domicílios

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Nesta segunda-feira, 26, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciam a Pesquisa Nacional de Saúde 2019 (PNS), para conhecer melhor a saúde da população brasileira, estilo de vida e incidência de doenças

Até fevereiro de 2020, 1.500 agentes de pesquisa irão visitar 108 mil domicílios em mais 3 mil municípios do país, em áreas rurais e urbanas. A PNS investiga a prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, câncer e doenças do aparelho circulatório e respiratório, que respondem a cerca de 36 milhões (63%) das mortes no mundo e estão associadas a fatores como maus hábitos alimentares, sedentarismo, alcoolismo e tabagismo.

Além do monitoramento de doenças, também serão mensurados, a percepção da população sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o acesso aos serviços.  As informações coletadas devem orientar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à promoção da saúde e prevenção de doenças. Os dados coletados na pesquisa têm sua confidencialidade garantida pela lei do sigilo da informação estatística (Lei nº5534) e só podem ser utilizadas para fins estatísticos. A PNS é realizada a cada cinco anos e está na sua segunda edição. Os primeiros resultados estão previstos para serem divulgados em 2021.