06/11/2019 as 12:59

Exercício físico

Programa Academia da Cidade chega ao aeroporto

A primeira aula ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 7, e com este novo espaço para a prática de exercícios físicos, a Prefeitura entrega à população aracajuana o 27º Polo do programa

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A partir de uma parceria público-privada entre a Prefeitura de Aracaju e a Associação do Pessoal da Caixa (APCEF/SE), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) criou mais um polo do Programa Academia da Cidade (PAC), em um espaço disponibilizado no Clube da Caixa, localizado no bairro Aeroporto.

A primeira aula ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 7, e com este novo espaço para a prática de exercícios físicos, a Prefeitura entrega à população aracajuana o 27º Polo do programa.

As atividades do novo polo serão desenvolvidas sempre às terças e quintas-feiras, das 6h às 8h e das 15h às 17h, com práticas que mudam a rotina da comunidade, tanto no que se refere à saúde mental, como, principalmente, à saúde física.

“A parceria entre Prefeitura e a Associação do Pessoal da Caixa é muito importante porque ela consegue atender o que ambos desejam. Queremos dar mais qualidade de vida à população, assim como a Prefeitura. Temos certeza que o polo só tende a crescer”, ressalta o coordenador de esporte da APCEF/SE, Roslan Freitas.

Segundo o professor do novo polo, Ronny Lima, que está há quatro meses no Programa Academia da Cidade, é a primeira vez que ele faz parte da implantação de um polo. “Hoje as pessoas estão muito preocupadas em prevenir. Mas só isso não é o bastante, então sempre orientamos a ter o acompanhamento na Unidade Básica de Saúde [UBS] na qual o usuário está cadastrado. Isso é essencial para qualquer atividade física”, destaca.

Durante todo o período em que participam do Programa, os usuários são acompanhados. Eles fazem o cadastro no primeiro dia de aula e recebem um cartão de frequência. Neste cartão, há dados como pressão arterial, frequência cardíaca, tempo de caminhada. Desta forma, o desenvolvimento do usuário está sempre atualizado e essas informações podem ser utilizadas em outro acompanhamento mais específico.

“A atividade física regular promove saúde e reduz algumas doenças. Então pretendemos disseminar ainda mais para o município de Aracaju a prática esportiva, que é tão importante. Neste novo espaço serão ofertadas aulas de dança, caminhada monitorada, exercícios de localizada, step e circuito funcional. Todos podem participar!”, convidou a área técnica do Programa Academia da Cidade, Bárbara Oliveira.