11/11/2019 as 10:45

Medicamento

Uso de descongestionante nasal pode causar dependência

Entretanto, toda essa eficácia vem acompanhada de um preço. Usado de forma exagerada, o medicamento pode trazer sérios riscos à saúde como taquicardia, hipertensão e insônia.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Respirar aliviado quando bate aquela gripe, resfriado ou sinusite nos dá uma sensação de alívio e o uso dos descongestionantes nasais é um dos principais medicamentos usados para tal conforto durante a crise. Entretanto, toda essa eficácia vem acompanhada de um preço. Usado de forma exagerada, o medicamento pode trazer sérios riscos à saúde como taquicardia, hipertensão e insônia.

De acordo com a otorrinolaringologista Rosa Grazielle de Lima, os descongestionantes nasais, como nafazolina e oximetazolina, são utilizados para melhorar a obstrução nasal em casos de gripes, resfriados, rinites e sinusites, porém em curto espaço de tempo, máximo 5 a7 dias. “Na prática não funciona assim. Muitas pessoas usam o medicamento de maneira incorreta por conta própria e por vários meses ou anos, o que pode acarretar farmacodependência, já que a resposta do medicamento diminui e o paciente necessita usar doses maiores e por mais vezes ao dia, além de efeitos colaterais como: taquicardia, bradicardia, cefaleia, agitação, convulsão e sedação. Esses efeitos são mais pronunciados em crianças, podendo doses mínimas causá-los”, explicou a médica.


Não é incomum encontrar pessoas pingando tais medicações no nariz nas ruas, restaurantes e shoppings, e se indagados carregam com elas em bolsas, carros e em casa, provocados pela insegurança de não consegui respirar se não usar a medicação. Ainda de acordo com a médica, o uso deve ser usado com parcimônia e indicações médicas, principlamente em pacientes com comorbidades como arritmias, hipertensão, diabetes e hiperplasia prostática (aumento da próstata).


A professora Valeska Araújo não saí de casa sem o medicamento. “Trabalho em uma sala com arcondicionado e uso muito o descongestionante, sei que já virou vício, mas não consigo deixar de usar. Muitas vezes, é automático, quando vejo já estou colocando no nariz. Uso sempre, mesmo qua do não estou doente”, comentou ela.

Em criança, o uso do descongestionante pode até matar, por isso não é indicado. A superdosagem pode levar a reações cardiovasculares e até a um choque, com falta de ar e parada cardíaca. “Ele pode aumentar a pressão da criança a nível muito alto, inclusive atrapalhando a circulação”, explica ela.

Mesmo quando o remédio é receitado para a criança, os pais devem ficar atentos aos sintomas de superdosagem ou reação alérgica. Segundo Rosa Grazielle de Lima, a melhor maneira de limpar o nariz é com soro fisiológico a 0,9%. Duas vezes ao dia (manhã e noite) são suficientes para uma pessoa saudável, sem rinite ou qualquer outra inflamação, manter o nariz limpo e descongestionado. A higiene também pode ser feita durante o banho. A água e o calor ajudam a amolecer as crostas e facilitam a limpeza.