23/02/2021 as 12:24

PREVENÇÃO

PMA vai ampliar leitos de retaguarda da Covid-19

Medida preventiva: serão criados 45 novos leitos em Aracaju

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

PMA vai ampliar leitos de retaguarda da Covid-19

Todo dia surgem novos casos confirmados de coronavírus em Sergipe, inclusive sete unidades hospitalares estão com 100% dos leitos ocupados no Estado. A situação acende um alerta, sobretudo quando se olha para estados vizinhos, a exemplo de Bahia e Alagoas, onde novas medidas de restrição estão sendo adotadas, e o sistema de saúde pública enfrenta risco de colapso.

Com isso, a Prefeitura Municipal de Aracaju decidiu, de maneira preventiva, ampliar o número de leitos públicos de retaguarda da Covid-19. Segundo a secretária da Saúde, Waneska Barboza, serão criados cerca de 45 novos leitos em Aracaju, sendo cinco na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Hospital Fernando Franco, outros 20 leitos na enfermaria do Hospital Nestor Piva e também 20 leitos no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Jael Patrício. “A gente vem trabalhando com 79% dos leitos ocupados. Então, por conta disso, vamos ampliar os leitos. Os contêineres que chegaram são exatamente para que a gente consiga mudar os repousos dos profissionais que trabalham dentro do Fernando Franco, e ampliar mais cinco leitos. Estamos em vias de assinatura de contrato para ampliação de mais 20 leitos de retaguarda de enfermaria no Hospital Nestor Piva, e também estamos trabalhando para, em no máximo 15 dias, disponibilizarmos mais 20 leitos no Caps Jael”, garante a secretária.

E continua. “Essa é uma medida preventiva, como sempre fizemos, desde a primeira onda, para deixar disponibilizado o maior número de leitos possível para que não ocorram filas de espera para atendimento”, explica a secretária.

|Foto: André Moreira