24/05/2021 as 08:25

SAÚDE BUCAL

Tratamento ortodôntico em crianças pode se iniciar aos 4 anos

Os tratamentos para a correção da má oclusão e dos maus hábitos miofuncionais como respiração bucal, deglutição atípica e posicionamento incorreto da língua podem ser iniciados ainda na infância

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Com os avanços na ortodontia, os tratamentos para a correção da má oclusão e dos maus hábitos miofuncionais como respiração bucal, deglutição atípica e posicionamento incorreto da língua podem ser iniciados ainda na infância.

De acordo com a dentista, Dra. Kátia Souto, a idade para a avaliação da dentição pode ser feita aos quatro, cinco anos de idade. “Os dentes começam a entortar por que os maxilares não estão desenvolvendo da forma correta. Maus hábitos como engolir do jeito errado, respirar pela boca e postura incorreta da língua são as principais causas dos dentes tortos. Além disso, a falta de estímulo muscular devido a uma alimentação pobre em fibras contribui para o desenvolvimento incorreto dos maxilares”, disse a dentista.

Na Soul Happy, onde é sócia com a dentista Ana Luisa Tavares, além dos tratamentos tradicionais, as dentistas, especialistas em Ortodontia e Ortopedia facial dos maxilares, apresentam um novo conceito: a Ortodontia Miofuncional, que é uma solução na correção mais efetiva da arcada dentária durante a fase do desenvolvimento infantil. “Um dos aparelhos que indicamos é o Myobrace. Ele é feito de silicone pré-fabricado, desenvolvido na Austrália, com o objetivo alinhar os dentes e estimular o correto desenvolvimento dos maxilares. Crianças com idade de quatro, cinco anos, por exemplo, já consegue utilizar corretamente os aparelhos e colaborar com os tratamentos. Contudo, as consultas com o dentista devem ocorrer desde o rompimento dos primeiros dentes.

Dessa maneira, o profissional pode acompanhar a normalidade da dentição e identificar o aparecimento de dentes tortos”, explicou a Dra. Ana Luisa Tavares.

Tratamento
O tratamento é realizado através do uso do aparelho durante 1-2 h durante o dia e durante o sono. Além disso, são realizados diariamente exercícios miofuncionais para auxiliar o reestabelecimento da respiração nasal, da deglutição e do equilíbrio da musculatura facial e mastigatória. “Como a criança está em crescimento e desenvolvimento do maxilares, quando iniciamos o tratamento na infância, os maus hábitos que causam as alterações nos dentes e nos maxilares são mais fáceis de serem eliminados e dessa forma os maxilares voltam a se desenvolverem corretamente.

Além disso, o tratamento precoce pode evitar extrações de um ou mais dentes durante a adolescência e minimizar a necessidade de cirurgias ortognáticas em virtude da falta de desenvolvimento ósseo”, disse Dra. Kátia Souto. Ainda de acordo com as dentistas, o tempo de tratamento varia bastante de acordo com a complexidade de cada caso. Mas em média, a duração é de dois anos. Dra. Kátia Souto lembra ainda que, um dos diferenciais do tratamento do Myobrace, além de alinhar os dentes, é a melhora na qualidade de vida do paciente, como postura, concentração e sono mais tranquilo.