29/11/2022 as 15:11

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

Saúde assina portaria e se engaja em ações pela segurança no trânsito

Diversos órgãos e instituições também estão engajados na causa

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Nesta terça-feira, 29, ocorreu uma solenidade no Centro Administrativo de Saúde, objetivando a assinatura da Portaria do Comitê Estadual de Enfrentamento da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito, do Programa Vida no Trânsito, pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe – DETRAN/SE.

Na ocasião, também foi assinado o termo de compromisso entre a SES, a Secretaria Nacional de Trânsito e Conselho Estadual de Trânsito, dentre outras entidades afins, para redução de mortes e lesões no trânsito, bem como. A Saúde Estadual também aderiu ao Fórum Permanente de Saúde e Educação para o Trânsito.

As iniciativas têm como objetivo analisar a situação dos acidentes no trânsito em Sergipe e criar uma agenda de ações pela segurança no trânsito, com intuito de reduzir o número de mortes e lesões. Vale ressaltar que diversos órgãos e instituições também estão engajados na causa, a exemplo Ordem dos Advogados do Brasil, Corpo de Bombeiros, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, Polícia Rodoviária Federal entre outros.

“Estamos juntos em prol de reverter a situação, hoje estamos aqui com o mesmo propósito, acidente de trânsito não é uma mera situação, é um grande problema de saúde pública, tem magnitude estrondosa. Temos perdas de vidas de pessoas jovens, o impacto na mortalidade permeia pela saúde, pela previdência, pelo emocional, pelo econômico, então ela tem um leque de abrangência que a gente tem que reverter. Eu digo que são mortes evitáveis, acho que a educação é tudo, é a forma de mudança”, destacou a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa.

De acordo com Karla Anacleto, Referência Técnica de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes, o Detran convidou a SES para fazer parte do Fórum Permanente. “A saúde será vice-presidente do Fórum. A Importância desses instrumentos que assinamos, é que firmamos parceria com várias instituições, trabalhando conjuntamente para enfrentar esses números que são exorbitantes de mortos e feridos no trânsito”, disse.

A diretora presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe – DETRAN/SE, Naleide de Andrade, salientou que a união das instituições será para consolidar ações de trânsito em conjunto.

“Esse momento é muito significativo para a sociedade sergipana, é o momento da união, da saúde e educação do trânsito, preocupado com os índices de acidentes. Então é o espaço que estamos construindo, formalizando em um momento em que vamos ter oportunidade de discutir esse tema, essa preocupação da sociedade e como podemos evitar. A partir de janeiro, vamos iniciar as reuniões, será um espaço aberto onde cada instituição levará suas dificuldades”, finaliza.

 

Fonte: SES