01/06/2023 as 09:41

COVID/ARACAJU

Testagem e vacina acontecem em cerca de 50 pontos

Apesar de não descuidar do combate ao vírus, a cidade tem registrado aumento na positividade dos casos de covid-19, passando de 2,79% em fevereiro, para 18,39% em maio.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Testagem e vacina acontecem em cerca de 50 pontos

Atuando de maneira estratégica por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para manter o controle da circulação do coronavírus na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju mantém a oferta da vacina contra a covid-19 - principal ação preventiva à doença -, nas 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – todas aptas a atender pacientes com sintomas gripais -, de segunda a sexta, e nos três shoppings da cidade, de segunda a sábado.

Apesar de não descuidar do combate ao vírus, a cidade tem registrado aumento na positividade dos casos de covid-19, passando de 2,79% em fevereiro, para 18,39% em maio. Secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza explica que esta elevação é decorrente de uma maior aglomeração de pessoas nessa época do ano. “Nessa situação, a chance de transmitir o vírus se potencializa”, ressalta. “Tivemos um grande aumento de casos positivos, mas isso ainda não é algo alarmante. A maioria é de casos leves, de pessoas que se contaminam, mas que dentro de casa mesmo conseguem a resolução dos problemas, até porque a maior parte da população está vacinada. A gente sabe que o fato de tomar vacina não impede a contaminação, mas, com certeza, impede que essa haja a evolução da doença para uma situação mais grave”, destaca a gestora.

Para que a população possa prevenir o contágio em caso de positividade, a Prefeitura de Aracaju disponibiliza o serviço de testagem para detecção da doença em 42 UBSs – apenas as Unidades Niceu Dantas, Elizabeth Pita e Porto Dantas não ofertam o teste – e no Centro de Atendimento e Triagem a Síndromes Gripais, no bairro Coroa do Meio. E, para além disso, mantém a recomendação do uso de máscara em locais fechados e de grande movimentação de pessoas. “A testagem deve ser feita quando a pessoa estiver apresentando um quadro gripal, pelo menos a partir do terceiro dia. Ela deve procurar uma UBS, onde fará o exame. Hoje, a gente preconiza que uma pessoa contaminada por covid-19 deve ficar afastada das suas atividades por cinco dias. Como já temos uma grande parte da população vacinada, obviamente esse tempo reduz, desde que se utilize os mecanismos de bloqueio, que é o uso da máscara, para que evite fazer a transmissão para outras pessoas”, orienta Waneska.

Em Aracaju, de janeiro a maio, a Secretaria Municipal da Saúde realizou, até sexta-feira (26), 23.806 testes para detecção da covid-19, dos quais 2.349 deram positivo para a doença, o que representa apenas 9,8% do total de exames realizados. Apesar disso, a Prefeitura reforça a orientação para que toda a população complete o esquema vacinal contra a covid-19, e também busque a vacina contra o vírus influenza. “Precisamos chamar a atenção de que temos uma outra doença em circulação nesse período, que é a influenza. É uma doença que tem uma morbidade e uma capacidade de agravamento muito alta, e que também as pessoas precisam se vacinar, principalmente os grupos vulneráveis, que são as crianças, idosos e pessoas que possuem comorbidades, E a vacina contra a influenza também está disponível nas UBS e nos shoppings”, pontua a secretária.

Atendimento
Considerando as mudanças sazonais e o avanço dos casos de síndromes respiratórias na capital, a Prefeitura de Aracaju ampliou o atendimento a pacientes com síndromes gripais em dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as quais passaram a atender como referência em pediatria desde segunda-feira (29). Farão parte do plano de contingência as UBSs Augusto Franco (Farolândia), Geraldo Magela (Orlando Dantas), Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa), Manoel de Souza (Jabotiana), Cândida Alves (Porto Dantas), José Machado (Santos Dumont) e Onésimo Pinto (Jardim Centenário), todas com funcionamento das 7h às 19h; as UBSs Osvaldo Leite (Santa Maria) e João Bezerra (Mosqueiro) funcionarão das 7h às 17h; e a UBS José Augusto Barreto (Japãozinho), das 7h às 16h. Essas unidades contarão com profissionais dedicados ao atendimento de casos gripais em crianças em virtude da grande procura de pais e responsáveis por assistência nos hospitais. A secretária Waneska Barboza explica que este plano de contingência busca direcionar os casos de maior risco para os hospitais e os casos leves para as Unidades Básicas de Saúde e Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal.