22/11/2019 as 10:18

Thaís

TB Entrevista Amintas Arimatéa

Ele é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia e pós graduando em cirurgia urológica minimamente invasiva do Hospital Sírio Libanês em São Paulo

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O nosso entrevistado é o médico Amintas Arimatéa Rosa Junior, profissional conceituado com especialização em Urologia e cirurgia geral no Hospital do Servidor Municipal de São Paulo. Ele é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia e pós graduando em cirurgia urológica minimamente invasiva do Hospital Sírio Libanês em São Paulo. Vamos abordar o tema “Novembro Azul” e a importância da prevenção do câncer de próstata.


Thaïs Bezerra - Na sua opinião qual a importância do Novembro Azul?
Amintas Arimatéa - Trazer o homem para cuidar da sua saúde. Com o intuito inicial de diagnosticar precocemente o câncer de próstata, leva o homem a olhar para si, se cuidar de uma maneira integral. O câncer de próstata diagnosticado precocemente é altamente curável, evitando tratamentos mutiladores e suas consequências.

TB - O que é a próstata ?
AA - É uma pequena glândula situada abaixo da bexiga e acima do pênis, anterior ao reto, de tamanho e forma semelhante a uma amêndoa, atravessada pela uretra, responsável pela produção do liquido ejaculado.

TB - Qual a causa do câncer de próstata ?
AA - É uma doença multifatorial, tem suas principais causas na herança genética, especialmente em parentes próximos com pai e irmãos, indivíduos da raça negra têm uma incidência maior. Os fatores ambientais como estilo de vida, e exposição a cancerígenos vem aumentando a sua importância na origem da doença. Excesso de peso, consumo de conservantes na alimentação, exposição a aminas aromáticas presente em muitos processos industriais.

TB - Como é feito o diagnóstico e qual a idade mínima para fazer o exame?
AA - O preconizado hoje pelas Sociedades Médicas é a partir dos 50 anos, e naqueles indivíduos de maior risco, principalmente histórico familiar, entre 40 - 45 anos. Temos como ferramentas diagnósticas a história clínica, o exame físico com o toque retal, o exame de PSA, a ultrassonografia, ressonância magnética e biópsia prostática. Inicialmente a história clínica bem detalhada e dirigida com o exame de toque já fazem uma triagem inicial, seguidos pelo PSA( antígeno prostático especifico – colhido através de exame de sangue) e ultrassonografia da próstata onde podemos observar as suas dimensões e relação com a bexiga. A ressonância magnética e biópsia prostática são os passos seguintes para confirmação ou não de um possível tumor na próstata.

TB - O câncer de próstata tem cura e como é feito o tratamento?
AA - Sim. O câncer de próstata precocemente diagnosticado é altamente curável com taxas acima de 90%. A escolha do tratamento depende de fatores como saúde geral do paciente, onde a idade cronológica já não é o fator determinante, grau tumoral (tipo de tumor e sua agressividade vista pelo valor de PSA e alterações da biópsia), comprometimento de outros órgãos , doenças concomitantes e combinação medico-paciente. Então temos as seguintes modalidades de tratamento: vigilância ativa - observação clínica de PSA e biópsias seriadas , podendo mudar durante o curso para outro tratamento ; radioterapia – tratamento por radiações ionizantes com resultados semelhantes a cirurgia, mais indicados para tumores iniciais e para pacientes que não possam ou não querem submeter-se à cirurgia; tratamento por bloqueio hormonal e ou quimioterapia, através de medicamentos por diversas vias de administração, hoje também em franco desenvolvimento a imunoterapia, que deverá ser a grande chave de tratamento dos tumores em um futuro próximo; tratamento cirúrgico : convencional-aberto, laparoscópico e laparoscópico assistido por robô ainda é o tratamento de escolha para tumores iniciais e para pacientes que não tenham contra indicações à cirurgia. É importante ressaltar que muitas vezes há a necessidade de tratamentos combinados, inclusive com equipe multidisciplinar , e o salutar uso de uma segunda opinião. O foco do tratamento é o paciente.

TB - Como se prevenir?
AA - A melhor maneira de se prevenir é o cultivo de hábitos saudáveis de vida com boa alimentação, atividades físicas, controle de excessos. O câncer de próstata ainda não tem uma ação especifica de prevenção, mas os hábitos saudáveis e cuidado regular com visita regular ao médico ajuda na detecção precoce e consequente tratamento exitoso.