31/10/2022 as 12:01

DESTAQUE

A oncologista Karina Ferreira fala sobre o Outubro Rosa e o Novembro Azul

Drª. Karina Ferreira (CRM 2094 SE - RQE 1569 ) é referência quando o assunto é oncologia e tratamento do câncer de mama.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Drª. Karina Ferreira (CRM 2094 SE - RQE 1569 ) é referência quando o assunto é oncologia e tratamento do câncer de mama. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Karina tem Residência em Oncologia Clínica pelo INCA, além de Pós-Graduação em Oncogenética pelo Hospital Albert Einstein. A médica é membro do Grupo Brasileiro para Estudos em Câncer de Mama – GBECAM, sócia fundadora e diretora clínica da Vitta Centro de Oncologia. A oncologista também atuou no HU-UFS, por 17 anos, onde assumiu a Coordenação do Serviço de Oncologia Clínica, contribuindo significativamente para estudos, prevenção e tratamento do câncer. Vamos ao bate papo!

THAÏS BEZERRA - Como você avalia o crescimento do Grupo Vitta em nossa capital? Quais as áreas de atuação e serviços oferecidos?
KARINA OLIVEIRA FERREIRA -
A Vitta nasceu em 2005 a partir do desejo de oferecer um tratamento diferenciado e humanizado para o paciente oncológico. O nosso Centro de Oncologia conta com um corpo clínico de excelência e equipe multidisciplinar altamente qualifi cada, onde o nosso paciente recebe todo cuidado de que necessita. O grupo cresceu e inauguramos, em 2020, uma clínica especializada na saúde feminina, a Vitta Mulher e, em 2021, assumimos a Gastroclínica, que já é referência em saúde gastrointestinal há mais de 40 anos.

TB - Sabemos que a Vitta é referência em tratamento oncológico. Qual é a importância do Outubro Rosa ?
KOF - No mês de Outubro, mundialmente, são realizadas campanhas com intuito de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

TB – Todos os anos a Vitta Oncologia realiza campanhas alusivas ao Outubro Rosa. Como vocês idealizam cada ação?
KOF - A administração sempre preza por ações, ao longo do ano, com foco em nossas pacientes, através de rodas de conversa ou encontros intimistas, onde essas mulheres podem compartilhar vivências. Em reuniões com nossa equipe de Marketing, planejamos nosso cronograma e, no mês de Outubro, sempre organizamos campanhas e ações informativas, além de um encontro especial, onde elas podem celebrar as conquistas de mais um ano.

TB - Quando falamos em câncer de mama, quais são os principais fatores de risco ?
KOF - A idade é o principal fator de risco, sendo a incidência maior a partir dos 50 anos. Importante salientar que obesidade, sedentarismo e reposição hormonal aumentam de forma expressiva o risco do câncer de mama, sendo que apenas 5 a 10 % dos casos da doença estã o relacionados a fatores genéticos e/ou hereditários exclusivamente.

TB - Novembro é o mês com foco na saúde do homem. O câncer de próstata ainda é um tabu?
KOF - Diferentemente da mulher, a maioria dos homens tem certa resistência em realizar avaliações médicas e exames de rotina. Felizmente, as gerações mais jovens têm estado mais atentas à saúde.

TB - Sobre saúde, de maneira geral, qual mensagem Dra. Karina Ferreira gostaria de deixar para a nossa sociedade?
KOF - Aproximadamente 30% dos casos de câncer, além de outras doenças crônicas, poderiam ser evitados com mudanças no estilo de vida. Por isso, manter alimentação saudável e peso adequado, praticar exercícios físicos, cessar tabagismo e reduzir o consumo de álcool são hábitos que devem ser colocados em prática. A realização de exames periódicos, indicados de acordo com a idade, também podem prevenir, além de permitir o diagnóstico precoce do câncer, proporcionando maiores chances de cura.