19/07/2022 as 16:13

TURISMO

Aracaju é pauta de encontro com agentes do turismo do Rio de Janeiro e Niterói

Eventos serão realizados de 19 a 21 de julho com estimativa de que 180 agentes, operadores e guias de turismo conheçam e aprendam sobre os encantos da capital sergipana

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Aracaju é pauta de encontro com agentes do turismo do Rio de Janeiro e Niterói

A caravana Road Show Viva Aracaju chega à 6ª edição. Nela, as cidades visitadas serão Rio de Janeiro e Niterói, no período de 19 a 21 de julho. Cerca de 180 agentes, operadores e guias de turismo dos dois municípios serão capacitados sobre Aracaju como importante destino turístico do Nordeste, que possui excelente infraestrutura e rede hoteleira para receber turistas de todos os segmentos e de qualquer estado brasileiro. 

O primeiro evento será na capital fluminense, no dia 19, no restaurante Fogo de Chão, no bairro Botafogo. O segundo encontro ocorrerá no dia 20, com agentes da empresa Hotel Urbano. A última capacitação acontecerá no dia 21, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói. 

O Road Show é uma ação realizada pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE), e é uma das várias ações previstas no Termo de Fomento assinado entre essas entidades visando divulgar a capital sergipana como destino turístico. 

De outubro de 2021, quando as viagens da caravana foram iniciadas, até a primeira semana de julho de 2022, a comitiva sergipana, que conta com integrantes da ABIH-SE, de hotéis associados e da SEMICT, visitou 13 municípios de seis estados e do Distrito Federal, tendo capacitado cerca de 700 membros do trade turístico dessas localidades. A 5ª edição foi realizada de 4 a 7 de julho, em São Paulo, nas cidades de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Campinas. 

Em Ribeirão Preto, a comitiva recebeu Moção de Congratulações e Aplausos da Câmara de Vereadores, honraria proposta pelo vereador Marcos Papa, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico, Relações Internacionais e de Consumo da Casa Legislativa ribeirão-pretana.

 

Comitiva animada para ações no RJ 

As expectativas para as capacitações no estado do Rio de Janeiro são as melhores possíveis, como afirma o secretário da SEMICT, Jorge Fraga. Ele disse não ter dúvidas de que, assim como as edições anteriores, o Road Show no estado do Rio de Janeiro será um sucesso, e explica os motivos para essa afirmação: 

“Aracaju é um produto bom de ser vendido. Somos preparados para o turismo e temos despontado no Nordeste como uma excelente novidade. Além disso, tem a expertise da ABIH-SE na realização dessas capacitações, e nossa participação com a liberação dos recursos necessários para que nossa cidade seja divulgada de uma maneira muito profissional. E já estamos colhendo os frutos do trabalho que tem sido realizado”, afirma o secretário Jorge Fraga. 

Para o presidente da ABIH, José Wilson dos Santos, o Road Show Viva Aracaju é um importante evento de divulgação da capital sergipana para todo o país, que tem sido muito bem-aceito nos locais onde é realizado. “A receptividade ao apresentarmos os atrativos turísticos de Aracaju tem superado nossas expectativas. Além disso, os atores do trade aracajuano e sergipano têm entendido, cada vez mais, que somente com união e conversão de esforços é que conseguiremos despontar e nos manter, nacional e internacionalmente, entre os destinos mais procurados. Temos tudo o que o turista busca, o que ele deseja, por isso tenho a certeza de que em pouco tempo estaremos em melhor posição no ranking nacional”, prenuncia.

 

Sobre Aracaju 

Com 167 anos de existência, Aracaju possui 672.614 habitantes, de acordo com informações obtidas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A qualidade de vida oferecida pela cidade tem despertado, cada vez mais, a atenção de entidades nacionais, tanto que Aracaju abriga o Centro Nacional de Treinamento de Ginástica Rítmica, e tem sido sede de competições importantes, como a Gymnasiade (2022), e os Jogos da Juventude, que acontecerão em novembro. 

Ainda dentro do quesito esportes, outro destaque é o náutico, pois Sergipe possui seis bacias hidrográficas, dentre elas as do Rio São Francisco e do Vaza-Barris (esta última banhando Aracaju e já utilizada para esportes e competições náuticas, como o Stand Up Paddle). Com o retorno das 

atividades do Centro de Convenções, a cidade voltará a assumir o posto de capital nordestina do turismo de eventos, especialmente o de negócios e os de cunho científico.

 

Mais atrativos 

E como a atração de turistas acontece baseada em pilares como o oferecimento de arte, cultura, shows musicais e opções de lazer, o arrefecimento da pandemia de Covid-19 está possibilitando o retorno de grandes festas do calendário de eventos de Sergipe. Dentre esses eventos estão o Pré-Caju 2022, que acontece em novembro; e das festas de Réveillon na Orla de Atalaia promovidas pelos poderes público. 

Desde 2022 o estado também abriga uma das maiores festas da virada do Nordeste, o Réveillon VIDAM Náutico, que terá como atrações, em 2023, Wesley Safadão, Saulo e Harmonia do Samba.

 

Festa da tradição 

No mês de junho, de 23 a 29, Aracaju realizou o Forró Caju 2022, maior evento junino da cidade, que recebeu cerca de 50 mil pessoas por noite, entre turistas locais e nacionais. A festa contou com quase 100 atrações, entre cantores sergipanos e artistas conhecidos nacionalmente, como Xand Avião, Michel Teló, Solange Almeida, Jorge de Altinho, Zé Vaqueiro, Mestrinho e Mastruz com Leite. 

Dentre os pontos turísticos aracajuanos mais visitados estão: a Orla Pôr do Sol e as praias que estão nas proximidades, ambas na região conhecida como Mosqueiro; a Orla de Atalaia; os mercados centrais; e o Museu da Gente Sergipana, o primeiro museu de multimídia interativo das regiões Norte e Nordeste do Brasil, que abriga o acervo da cultura sergipana.  

Ascom ABIH-SE