13/02/2023 as 09:21

TURISMO

Projeto Verão 2023 movimenta economia

Cadeia produtiva relacionada ao turismo tem boas expectativas sobre o evento que atrai turistas e sergipanos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Projeto Verão 2023 movimenta economia
O Projeto Verão 2023 começou na sexta-feira, 10, e já se destaca por fomentar a economia em Sergipe. Prova disso é a cadeia produtiva estimulada com a retomada do evento após a pandemia da Covid-19, como comerciantes, vendedores ambulantes, food truckers, entre outros. No primeiro dia dessa grande festa que atrai famílias inteiras à Orla da Atalaia, em Aracaju, o otimismo foi palavra de ordem, ressaltando as boas expectativas de vendas e de sucesso do evento. O Projeto Verão continua até domingo, 12.
 
Vale destacar que o Projeto Verão é um evento cultural e esportivo realizado pela Prefeitura de Aracaju e pelo Governo do Estado que movimenta diversos setores da cidade. Ao reunir milhares de pessoas, economicamente, estimula as atividades em hotéis, bares, restaurantes e comércio. E, além disso, movimenta a prestação de serviços ligada diretamente à realização do evento e também no entorno dele.
 
Vitrine para microempreendedores
Para se ter ideia, uma das atrações, a Feirinha Criativa, apresenta 100 expositores. São microempreendedores da capital do Estado que têm a oportunidade de mostrar uma grande variedade de produtos criativos que, para além do Projeto Verão, fomentam e fortalecem a economia sergipana.
 
Um exemplo é a bonequeira Sara de Oliveira que, há cinco anos, confecciona lindas bonecas de pano e que está participando do Projeto Verão pela primeira vez. Otimista em relação às vendas, ela salienta a importância do projeto para fomentar o microempreendedorismo individual. “Aqui é uma vitrine para divulgar nosso trabalho. Nossa expectativa, então, é de que as pessoas venham nos ver, venham comprar. A gente está adorando. A estrutura aqui é muito boa”, disse.
 
Quem também está participando da Feirinha Criativa é a artesã Dédis Mangueira. Natural de Boa Vista (RR), ela mora em Aracaju há alguns anos e revelou grande satisfação com a retomada do Projeto Verão pós-período pandêmico. A artesã desenvolve artes autorais, produzindo mandalas e objetos que remetem ao sagrado feminino e aos círculos lunares.
 
Dédis acredita que, com a quantidade de turistas aumentando na cidade, as expectativas de vendas podem até ser superadas no decorrer dos três dias do evento. “Até o momento, está sendo bacana, pois está havendo muita troca, muita gente passando e conhecendo nosso trabalho. O Projeto Verão, aliás, é uma forma de levar a arte para o maior número de pessoas possível”, afirmou.
 
Ambulantes e food truckers
Na ampla estrutura montada na orla, há espaço também para os vendedores ambulantes. A baiana Rosiene Oliveira está entre os inúmeros trabalhadores informais a participarem do evento. Rosa, como prefere ser chamada, há 12 anos trabalha como ambulante em Aracaju e já é veterana no Projeto Verão.
 
Tendo chegado ao local antes de o evento começar, ela garantiu boas vendas já no primeiro dia, pois disponibiliza um sem-número de produtos: de balas diversas a capas de chuva, passando por prendedores de cabelo e copos. “Também estou com boas expectativas. Aqui, eu vendo de tudo. Em nome de Jesus, vou vender muito nessa festa”, acredita.
 
Boas vendas também são esperadas na área de alimentação. Que o diga José Gonçalves da Silva, proprietário do food truck ‘Seo Silva’, segmento em que ele atua há mais de quatro anos, dentro da experiência em vendas de drinques que já contabilizam mais de três décadas.
 
Também estreante no Projeto Verão, o negócio familiar de Seu Silva – ele divide o trabalho com a esposa Sâmia Andrade e o filho João Guilherme Silva – oferece hamburguer gourmet, espetinhos de carne, de frango, de medalhão e de cafta (uma espécie de almôndega). “O Projeto Verão, para mim, é uma festa muito bonita, que não fica atrás de Salvador (BA). É um evento que agrada todo mundo. Por isso, minhas expectativas são muito boas”, assegurou.
 
Jadiele Pinheiro, supervisora de um dos bares na proximidade do Projeto Verão e que é formada em Gestão em Turismo, também comentou sobre a expectativa quanto ao Projeto Verão atrair visitantes, o que pode refletir no fluxo de pessoas no estabelecimento onde ela atua. Trata-se de uma petiscaria com visual moderno e aconchegante, em atividade há pouco mais de um ano e que tem jovens como público-alvo. “Nossa expectativa é que, hoje, o movimento seja bem-maior. Inclusive, montamos uma programação para atrair mais pessoas”, ressaltou.
 
Convite aos turistas
O público atendeu em massa ao convite dos governos municipal e estadual para visitar o Projeto Verão. No primeiro dia, milhares de pessoas foram ver de perto os shows de Héloa (SE), AnaVitória, Biquini, Marcelo Falcão e Reação (SE). Também conferiram as atrações na Arena Criativa, onde há Tenda Games, com campeonatos de jogos eletrônicos, e Tenda Multicultural, com apresentação de atrações, como Rádio Ajuplay, batalha de slam Blenda Santos, mostras de videoclipes e do grupo percussivo Burundanga.
 
A jornalista Flávia Vaz e o marido dela, o administrador de empresas Rodrigo Canali, vieram de Idaiatuba (SP) para conhecer Aracaju e se mostraram encantados com a beleza e a organização na capital sergipana. “É a primeira vez em Aracaju, e eu estou impressionada. Como é lindo aqui! É uma cidade muito bem-cuidada. Estamos adorando. E vamos voltar com certeza”, garantiu Flávia. E ela completou: “Sobre o Projeto Verão, achei muito interessante, os shows são muito bons. Queremos ver [Marcelo] Falcão. A gente vai vir todos os dias”.  
 
O professor de Educação Física Roberto Lampião, que é empresário da área fitness em Sergipe, destacou o fato de o Projeto Verão, além de atrair turistas, envolver a família sergipana em um evento plural. “Há uma diversidade de arte, de música, de cultura. E aí a gente vê a qualidade que tem no evento, sem contar a tranquilidade”, avaliou. Não à toa, portanto, ele levou a família inteira: a esposa Renata Vasconcellos, que é advogada, e as filhas Maria Paula, de 12 anos, e a pequena Maria Luíza, de 3. “A gente convida vocês também a participarem desse projeto”, conclama.