19/02/2020 as 15:23

NO RANKING DO ROUBO

Palio é o veículo mais visado por criminosos no carnaval

Pesquisa mostra que 40,6% dos crimes ocorrem no período noturno

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Resultado de imagem para palioO carnaval está chegando e nesse período, o número de ocorrências aumenta. Os bandidos aproveitam-se da distração ou grande movimentação para praticarem os crimes. Um levantamento inédito feito pela Ituran Brasil, empresa de rastreamento veicular, constatou que o Palio é o veículo mais visado pelos bandidos durante o carnaval. Outros modelos como Ford KA, HB20, Fox e Gol também compõem a lista de predileção em caso de roubo e furto.

De acordo com Rodrigo Boutti, gerente de operações da Ituran Brasil, o risco aumenta no período – uma vez que os automóveis ficam estacionados na rua por largo espaço de tempo. “Um veículo demora poucas horas para ser totalmente desmontado e, até o folião perceber a perda, o patrimônio já desapareceu”, explica Boutti. A proporção de roubo é 53% durante os Festejos de Momo, enquanto furto registrou 47%.

Segundo o especialista, alguns equipamentos eletrônicos usados por bandidos possibilitam escapar dos rastreadores via satélite. ‘O nome do aparelhinho é jammer, mais conhecido como capetinha. Os criminosos compram o equipamento pela internet. Oficialmente, ele serve para bloquear o sinal de telefones celulares, mas os ladrões usam o aparelho para impedir que o sinal dos chegue até o satélite. Por isso, também utilizamos RF (Rádio Frequência), que o sinal não consegue ser inibido nas grandes metrópoles”, enfatizou Boutti. O levantamento mostra que 40,6% dos sinistros ocorrem no período da noite e os carros populares são os preferidos no período de carnaval.

 

|Com informações da Ituran
||Foto: Reprodução Fiat