21/09/2023 as 09:45

PESQUISA

Serasa: 51,1% dos sergipanos costumam organizar as finanças no papel

Na comparação com anos anteriores, 54% dos sergipanos estão mais otimistas em relação às finanças pessoais – a média nacional nesse quesito é de 53%.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Serasa: 51,1% dos sergipanos costumam organizar as finanças no papel

Organizar as finanças é algo comum em Sergipe. O levantamento “Finanças Regionais: as diferenças na relação com o dinheiro entre os Estados do Brasil”, realizado pela Serasa, em parceria com a Opinion Box, aponta que 59% das pessoas realizam o controle mensal e 51,1% anotam o fluxo no papel – maior índice em comparação aos outros Estados. Na comparação com anos anteriores, 54% dos sergipanos estão mais otimistas em relação às finanças pessoais – a média nacional nesse quesito é de 53%.

Estado é o que mais busca crédito para cuidar da saúde (18,8%) De acordo com o levantamento, brasileiros procuram crédito principalmente para pagar dívidas (35%), limpar o nome (21%) e pagar despesa inesperada (19%). Além disso, sete em cada dez pessoas parcelam compras no Brasil, sendo que os parcelamentos com cartões de crédito de terceiros são os mais comuns (38%). Outro dado importante é que 54% dos sergipanos estão mais otimistas em relação às finanças pessoais, em comparação com os últimos anos.

A pesquisa traz ainda insights a respeito dos métodos de pagamento. O estudo mostra que o parcelamento está em alta no Brasil: sete em cada dez pessoas compram a prazo no país. Os fatores mais levados em consideração para adotar a operação são a disponibilidade do dinheiro em conta (27%) e a cobrança de juros (25%).

Em Sergipe, por sua vez, 73% dos consumidores optam pelo parcelamento. A utilização de cartão de crédito de terceiros é o método mais popular (40%) – apenas 7% recorrem a cartão de crédito próprio nesse tipo de operação. Boleto bancário (23%) e crediários específicos de lojas (19%) também são muito procurados para diluir os valores ao longo do tempo. Procura por crédito O estudo também analisou como os brasileiros se comportam quando o assunto é a busca por crédito. Em Sergipe, 51% dos consumidores afirmam ter procurado limite extra no último ano. Os métodos mais pesquisados e contratados são cartão de crédito (60%) e empréstimo pessoal (41,5%). Ainda é válido destacar que o Estado foi o que mais buscou crédito para cuidar da saúde (18,8%). Outro dado importante é que 54% dos sergipanos estão mais otimistas em relação às finanças pessoais, em comparação com os últimos anos.