11/06/2026 as 13:08

EXPOSIÇÃO

Exposição celebra 15 anos das bonequeiras de São Cristóvão

Mostra destaca a trajetória da Casa dos Saberes e Fazeres e a preservação de saberes ligados ao artesanato e à cultura popular

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão, recebe, no próximo dia 19 de junho, às 10h, a exposição “Fios da Memória: 15 anos das bonequeiras de São Cristóvão”. A mostra celebra a trajetória do grupo de mulheres da Casa dos Saberes e Fazeres, reconhecido pelo trabalho artesanal desenvolvido ao longo de mais de uma década na preservação e valorização da cultura popular sergipana.

Com curadoria de Sayonara Viana e expografia assinada por Jorge Luiz Barros, a exposição apresenta ao público um percurso marcado por afeto, criatividade e transmissão de conhecimentos. As bonecas produzidas pelas artesãs revelam histórias de vida, memórias coletivas e referências culturais que atravessam gerações, transformando o fazer manual em instrumento de identidade e pertencimento.

A mostra parte da compreensão de que o artesanato é uma tradição viva, construída não apenas pela repetição de técnicas, mas pela capacidade de adaptação e renovação ao longo do tempo. Ao celebrar os 15 anos da Casa dos Saberes e Fazeres, a exposição evidencia como o grupo manteve suas atividades por meio da troca de experiências, da formação de novas artesãs e da valorização dos saberes compartilhados.

Para a curadora da mostra, Sayonara Viana, a exposição é uma homenagem à trajetória construída pelas bonequeiras ao longo dos últimos 15 anos e ao papel do artesanato na preservação da memória e da cultura popular. “Essa exposição revela muito mais do que o trabalho artesanal das bonequeiras. Cada peça carrega histórias, saberes, afetos e referências da cultura popular sergipana. Ao celebrar esses 15 anos, também mostramos como essa tradição se mantém viva por meio da troca de conhecimentos, da renovação das gerações e da força das mulheres que seguem transformando o tecido em identidade, memória e arte”, destacou.

Além das peças produzidas pelas bonequeiras, a exposição apresenta registros da trajetória do grupo, destacando momentos importantes de sua história. Entre eles estão exposições realizadas em Sergipe e em outros estados, além da participação em eventos culturais nacionais e internacionais que contribuíram para ampliar a visibilidade do trabalho desenvolvido pelas artesãs de São Cristóvão.

Exposição

A exposição “Fios da Memória: 15 anos das bonequeiras de São Cristóvão” será aberta ao público no dia 19 de junho, às 10h, no Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão. A mostra conta com curadoria de Sayonara Viana, expografia de Jorge Luiz Barros e apoio do Memorial de Sergipe Prof. Jouberto Uchoa.
 

Fonte: Agência de Notícias do Governo do Estado